De acordo com a Resolução do CONARQ n° 40, de 2014, a elimi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Arquivista |
Q978859 Arquivologia
De acordo com a Resolução do CONARQ n° 40, de 2014, a eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público deve ser efetuada por meio de procedimentos que garantam a descaracterização dos documentos sem possibilidade de ser revertida. Assinale a alternativa que apresenta os procedimentos corretos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Para entender a justificação desta resposta, é essencial conhecer a Resolução do CONARQ n° 40 de 2014, que regulamenta a eliminação de documentos arquivísticos públicos de forma que estes sejam descaracterizados de maneira irreversível. Isto significa que, após a eliminação, os documentos não devem ter qualquer possibilidade de serem restaurados ou reconstituídos.

A alternativa B menciona os procedimentos de fragmentação, pulverização e desmagnetização, que são métodos apropriados para garantir a eliminação segura e definitiva dos documentos:

  • Fragmentação: processo de cortar os documentos em pedaços menores, tornando impossível a reconstituição do documento original.
  • Pulverização: transformação dos documentos em partículas muito pequenas, que também impede a sua recomposição.
  • Desmagnetização: aplicado a documentos em suporte digital, elimina os dados gravados nos dispositivos de armazenamento, como discos magnéticos.

Agora vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A: Incineração é um método correto, mas cromatização e liquidificação não são procedimentos reconhecidos pela Resolução do CONARQ.
  • C: Carbonização é um método que poderia ser aceito, mas liquidificação não é um procedimento adequado. Desmagnetização está correta, mas precisa estar acompanhada de outros métodos apropriados.
  • D: Cromatização e emulação não são métodos reconhecidos para eliminação de documentos, enquanto a incineração está correta.
  • E: Incineração e pulverização são métodos corretos, mas emulação não é reconhecida como um procedimento de eliminação de documentos arquivísticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

 

Resolução do CONARQ n° 40, de 2014

 

Art. 5º A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, pulverização, desmagnetização ou reformatação, com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida.

 

http://conarq.arquivonacional.gov.br/resolucoes-do-conarq/282-resolucao-n-40,-de-9-de-dezembro-de-2014.html

Gente, alguém aí imaginou a liquidificação de documentos? Eu imaginei e eliminei logo duas alternativas. kkkkkkkkkk

Quando o assunto é a eliminação de documentos, lembre-se de que eles não são incinerados. Nessa questão essa informação descarta 3 alternativas. Uma vez que carbonização tem a ver com incineração - um corpo carbonizado foi queimado - não sobra outra alternativa, a não ser a B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo