Considerando a social-democracia, o estado de bem-estar soci...
Os social-democratas defendem a não abolição da propriedade privada dos meios de produção em troca da cooperação dos capitalistas na elevação da produtividade e na distribuição dos ganhos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
A questão aborda o conceito de social-democracia e como ele se relaciona com o Estado de Bem-Estar Social, bem como os estudos do cientista político Adam Przeworski.
Para entendermos a alternativa correta, é essencial compreender alguns pontos:
A social-democracia é uma ideologia política que busca combinar os princípios da democracia política com políticas econômicas e sociais que promovam a justiça social. Diferente do socialismo clássico, que advoga pela abolição da propriedade privada dos meios de produção, os social-democratas defendem uma economia mista, na qual a propriedade privada e o mercado coexistem com uma forte intervenção estatal para garantir redistribuição de renda e justiça social.
Adam Przeworski, em seus estudos, analisou como os partidos social-democratas na Europa Ocidental optaram por não abolir a propriedade privada dos meios de produção. Em vez disso, buscaram a cooperação dos capitalistas para promover políticas que elevassem a produtividade e redistribuíssem os ganhos econômicos.
É exatamente isso que a questão afirma, e por isso, a alternativa correta é C - certo. Os social-democratas defendem a não abolição da propriedade privada em troca da cooperação dos capitalistas na elevação da produtividade e na distribuição dos ganhos.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas, se houvessem:
Se a questão tivesse uma alternativa que afirmasse que os social-democratas defendem a abolição da propriedade privada, essa estaria incorreta, pois a social-democracia sustenta a ideia de uma economia mista. Outra alternativa incorreta seria indicar que os social-democratas não buscam a cooperação dos capitalistas ou que não estão interessados na distribuição dos ganhos, o que contraria o objetivo central da social-democracia de promover justiça social e redistribuição de renda.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o tema. Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida adicional!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CITAÇÃO:
"Vale a pena citar algumas conclusões de Adam Przeworski, um fecundo estudioso da social-democracia. Em sua obra Capitalismo e Social Democracia, ele aponta que “o compromisso básico entre os social-democratas e o capital privado é, portanto, uma expressão da própria estrutura da sociedade capitalista. (...) Os social-democratas protegem os lucros das reivindicações das massas porque as políticas redistributivas radicais não são vantajosas para os trabalhadores. O mecanismo não foi projetado deliberadamente, mas o fato é que o funcionamento do sistema capitalista apresenta-se de modo tal que se os lucros não forem suficientes, as taxas de salário e o nível de emprego acabam por declinar. (...) Esse é o motivo por que os social-democratas abrem mão da abolição da propriedade privada dos meios de produção em troca da cooperação dos capitalistas na elevação da produtividade e na distribuição os ganhos. Por isso, é que os social-democratas não só procuram reproduzir o capitalismo mas também lutam para aperfeiçoa-lo, mesmo enfrentando a resistência dos capitalistas. (...) Os social-democratas não conduzirão as sociedades européias ao socialismo” (grifo meu). Adiante, enfatiza: “Onde foram bem-sucedidos, os social-democratas institucionalizaram um compromisso relativamente sólido entre organizações de operários e capitalistas”.
http://www.ivanvalente.com.br/florestan/03_textos.htm
Pensei no PSDB e errei
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo