A defesa das práticas patrimonialistas constitui filosofia d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q303971 Administração Pública
No que se refere à evolução da administração e ao processo
administrativo, julgue os itens a seguir.
A defesa das práticas patrimonialistas constitui filosofia da administração pública burocrática.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

Vamos entender o contexto da questão que trata dos modelos teóricos de Administração Pública, em especial o modelo burocrático. A Administração Pública evoluiu por meio de diferentes paradigmas, sendo que os principais modelos são:

  • Patrimonialista: Caracterizado pelo uso do aparelho estatal para benefício pessoal dos governantes e seus aliados. Não há distinção clara entre o público e o privado.
  • Burocrático: Surgiu como uma reação ao patrimonialismo. Baseia-se em princípios de legalidade, impessoalidade, formalidade e meritocracia. O objetivo é evitar a corrupção e garantir a eficiência e a previsibilidade das ações administrativas.
  • Gerencial: Focado em resultados e na eficiência dos serviços prestados à sociedade. Busca incorporar práticas do setor privado para tornar a administração pública mais ágil e responsiva.

A questão refere-se ao modelo burocrático e sua relação com o patrimonialismo. Esse modelo, desenvolvido por Max Weber, tem como essência a eliminação das práticas patrimonialistas, promovendo uma administração baseada em regras claras, processos padronizados e meritocracia.

Portanto, a afirmação de que a administração pública burocrática defende práticas patrimonialistas está incorreta, uma vez que o modelo burocrático surgiu exatamente para combater essas práticas.

Assim, a alternativa correta é E - errado porque o modelo burocrático não defende práticas patrimonialistas; pelo contrário, ele as combate.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 O modelo Patrimonialista não separa o patrimônio público do privado ( Gera Nepotismo e Corrupção) . É um estado Absolutista.  Foi com declinio do modelo patrimonialista que surgiu o modelo burocrático ( Processo racional capitalista) ele veio para combater a corrupção e o nepotismo patrionalista. Ao contrário do que acontece no regime patrimonialista, aqui o estado para de servir e passa somente a  controlar.
Breve Comparação



Lembrando que o excesso de formalismo e demora na resolução de problemas é uma disfunção da Burocracia.



 a Abordagem Burocrática da Administração descrita por Max Weber. Emerge no Brasil na década de 30 com o Departamento Administrativo do Serviço Público, DASP, 1936.

Acresce dizer que o modelo Burocratico, implantado por Vargas, veio com intuito de combater práticas Patrimonialistas como a corrupção e o nepotismo através dos principios por ela adotado, como: impessoalidade, formalismo, meritocracia, entre outros..
Resposta: ERRADO

O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado

Outra questão ajuda a responder, vejam:

Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 2

A administração pública burocrática representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada.

GABARITO: CERTA.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo