O setor de tecnologia da informação do Tribunal de Justiça d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2542341 Banco de Dados
O setor de tecnologia da informação do Tribunal de Justiça do Maranhão planeja implementar uma solução de alta disponibilidade para seu sistema de banco de dados PostgreSQL, visando minimizar o tempo de inatividade e garantir, assim, a integridade dos dados. Nesse contexto, é fundamental que seus administradores de banco de dados compreendam as opções de replicação disponíveis no PostgreSQL e saibam como configurá-las adequadamente. Os modos de replicação suportados nativamente pelo PostgreSQL a partir da versão 9.0 são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Assíncrona e síncrona

O PostgreSQL é um sistema de banco de dados relacional que oferece diversas opções de replicação para garantir a alta disponibilidade e a integridade dos dados. Desde a versão 9.0, ele suporta nativamente duas formas principais de replicação: assíncrona e síncrona.

A replicação é um processo no qual os dados de um banco de dados (chamado de primário ou master) são copiados para outro banco de dados (chamado de secundário ou replica). Isso é essencial para garantir que, em caso de falha no servidor principal, o servidor replicado possa assumir, minimizando assim o tempo de inatividade.

Na replicação assíncrona, o servidor primário envia os dados para os servidores secundários, mas não espera por uma confirmação de que os dados foram recebidos antes de continuar a processar novas transações. Isso significa que há um pequeno atraso (ou lag) entre o momento em que os dados são escritos no banco de dados primário e quando estão disponíveis nos secundários. A vantagem é que o desempenho do sistema não é prejudicado, mas existe um risco maior de perda de dados em caso de falha.

Já na replicação síncrona, o servidor primário só considera uma transação como concluída quando recebe uma confirmação de que os dados foram escritos pelo menos em um dos servidores secundários. Isso garante que não haja perda de dados em caso de falha, pois todas as réplicas estão sempre atualizadas. No entanto, essa abordagem pode impactar a performance, já que o servidor primário precisa esperar pelas confirmações.

Justificativa para as alternativas incorretas:

A - Ativa e passiva: Esta terminologia não é utilizada para descrever os modos de replicação no PostgreSQL. Em contextos de outros sistemas, esses termos podem se referir a estados de disponibilidade, mas não são utilizados aqui.

B - Mestre e escravo: Embora esses termos sejam historicamente utilizados para descrever algumas arquiteturas de replicação, o PostgreSQL utiliza uma terminologia mais moderna e apropriada, como primário e secundário.

C - Primária e secundária: Esses termos descrevem os papéis dos servidores no processo de replicação, mas não se referem aos modos de replicação em si. A questão pede especificamente os modos suportados nativamente.

D - Assíncrona e síncrona: Esta é a alternativa correta. Estes são, de fato, os modos de replicação nativos suportados pelo PostgreSQL a partir da versão 9.0.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na replicação assíncrona, as alterações feitas no servidor primário são enviadas ao servidor de réplica, mas o primário não espera por uma confirmação de que essas alterações foram aplicadas antes de continuar com outras operações. Já na replicação síncrona, o servidor primário espera por uma confirmação de que as alterações foram aplicadas no servidor de réplica antes de considerar a operação completa. Isso proporciona maior garantia de consistência dos dados entre os servidores, mas pode introduzir alguma latência nas operações de escrita.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo