Servidor lotado em uma instituição federal de ensino utilizo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978335 Direito Administrativo
Servidor lotado em uma instituição federal de ensino utilizou recursos materiais do órgão em que estava lotado em atividades particulares. Para essa conduta, o estatuto civil dos servidores públicos federais prevê a penalidade disciplinar de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

• Penalidades disciplinares:

Segundo Alexandrino e Paulo (2017), "as penalidades disciplinares aplicáveis no âmbito federal aos servidores públicos estão enumeradas no art. 127 da Lei nº 8.112 de 1990. São elas: a) advertência; b) suspensão; c) demissão; d) cassação de aposentadoria ou disponibilidade; e) destituição de cargo em comissão e f) destituição de função comissionada".
A) ERRADO, já que as penalidades disciplinares encontram-se dispostas no art. 127, da Lei nº 8.112 de 1990 e não há a penalidade de multa. A penalidade de suspensão que pode ser convertida em multa, nos termos do art. 130, §2º, da Lei nº 8.112 de 1990. "Art. 130, §2º Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço".
B) ERRADO, uma vez que "a suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias", nos termos do art. 130, da Lei nº 8.112 de 1990.
C) ERRADO, hipóteses puníveis com advertência encontram-se dispostas no art. 129, c/c art. 117, incisos I a VIII e XIX, da Lei nº 8.112 de 1990.
D) CERTO, com base no art. 117, XVI, da Lei nº 8.112 de 1990 c/c art. 132, XIII, da lei nº 8.112 de 1990. "Art. 117 Ao servidor é proibido: XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares" e "Art. 132 A demissão será aplicada nos seguintes casos: XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117". 
Referência:

ALEXANDRINO, Marcelo.; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 25 ed. São Paulo: Forense, 2017.

Gabarito: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

Art. 117.  Ao servidor é proibido:

(...)

IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

XV - proceder de forma desidiosa;

XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

Não há diferença entre levar um pincel da escola em utilizar um carro da administração. Demissão !! GAB D

Gab: D

Basta entender que a ação de usar material da repartição em atividade particular é também ato de improbidade administrativa, e este é causa de demissão.

D de Demissão

GB D

PMGO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo