Com pertinência à situação hipotética 12A3-I, considere ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933796 Estatística
Situação hipotética 12A3-I

   Deseja-se avaliar, por experimentos laboratoriais, amostras contendo uma mistura de proteínas e peptídeos, juntamente com outras moléculas, obtidas a partir de extratos vegetais. Em uma das etapas experimentais, os peptídeos foram enriquecidos nas amostras. Em outra etapa, a mistura de peptídeos foi diluída em ácido fórmico e submetida a uma análise cromatográfica e, em uma terceira etapa, peptídeos isolados por cromatografia foram analisados por espectrometria de massas. Sabe-se que em todas as amostras há um peptídeo de maior interesse, que é composto por 10 aminoácidos, sem repetições, e apresenta absorção máxima de luz no comprimento de onda de 215 nm.
    Com pertinência à situação hipotética 12A3-I, considere que amostras de 30 plantas nativas (chamadas de N), 30 plantas transgênicas (chamadas de T) e 30 plantas cultivadas em hidroponia (chamadas de H) tenham sido analisadas e tenha sido feita a quantificação da concentração em quantidade de matéria do peptídeo-alvo em cada amostra, com o objetivo de se determinar se há diferença estatisticamente significativa entre as plantas N, T e H. Observou-se que a distribuição dos valores de concentração do peptídeo é compatível com a distribuição normal, que as amostras foram obtidas de forma aleatória e independente e que há homogeneidade de variâncias.
Assinale a opção que corresponde ao teste estatístico que deve ser aplicado para detectar se há diferença significativa quanto à concentração do peptídeo entre quaisquer dos tipos de plantas, sendo este capaz de detectar a diferença se aplicado e calculado apenas uma vez, sem repetições do teste.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Análise de Variância ( ANOVA ) é uma fórmula estatística usada para comparar as variâncias entre as medianas (ou médias) de grupos diferentes.

Além disso, normalmente, a One-Way ANOVA é usada para testar diferenças entre pelo menos três grupos, uma vez que a comparação entre dois grupos pode ser obtida através do teste t.

GAB. B

A Análise de Variância ( ANOVA ) é uma fórmula estatística usada para comparar as variâncias entre as medianas (ou médias) de grupos diferentes.

Gabarito B

Apresenta Distribuição Normal + Apresenta amostras não pareadas + Tem mais de 2 grupos para comparar = ANOVA

Gabarito: Letra B.

No caso em tela, deve-se utilizar a ANOVA (ou ANAVA).

Percebam que temos os pressupostos para adotar a análise de variância:

  • Normalidade
  • Homogeneidade

Ademais, temos (em tese) três tratamentos: Plantas Nativas (N), Plantas Transgênicas (T) e Plantas cultivadas em Hidroponia (H). Assim, a ANAVA de fato é a mais indicada, haja vista que, nessa análise, o erro é controlado, pois fixa-se o nível de significância de tal modo que não é necessário repetir o teste. Ainda, é importante salientar que a ANOVA, no caso em tela, apenas representará se há diferença significativa entre as médias, mas não dirá se um tratamento é superior ao outro, por exemplo. Para tal, deve-se utilizar testes de comparações de médias específicos, como o teste de Tukey, por exemplo.

__

Equívocos, reportem.

As informações essenciais para o problema estão ao final do texto associado: distribuição normal das concentrações de peptídeos, amostras aleatórias e independentes, e homogeneidade das variâncias (homocedasticidade). Temos tudo o que precisamos para conceber um modelo de regressão linear múltipla.

Em um modelo de regressão múltipla, o teste t, por exemplo, seria utilizado para se comparar a média de apenas dois grupos: no caso em questão, se fôssemos detectar uma possível diferença significativa nas concentrações de peptídeos das plantas N e T apenas, usaríamos o teste t.

Mas o que queremos aqui é detectar a diferença entre quaisquer dois tipos de plantas, em uma única aplicação do teste. Queremos portanto verificar de uma só vez as diferenças das concentrações entre as plantas N e T, N e H, e T e H. Para esse propósito é usado o modelo da análise de variância (ANOVA).

Um possível modelo para o exemplo desta questão seria

pi=β0+β1Ni+β2Ti+μi,

onde

pi é a concentração de peptídeo da planta i;β0, β1 e β2 são os coeficientesNi e Ti são variáveis dummy que indicam, respectivamente, se a planta i é ou não a planta N e a planta T, respectivamente.

 Gabarito: alternativa B.

O teste de Levene é utilizado para se comparar variâncias, e o teste de Kolmogorov-Smirnov é utilizado para se comparar uma determinada distribuição amostral com a distribuição teórica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo