Com relação às concepções teóricas de Estado, julgue os iten...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65015 Ciência Política
Com relação às concepções teóricas de Estado, julgue os itens subsequentes.

Para Thomas Hobbes, com a criação do Estado, o súdito deixa de abdicar de seu direito à liberdade natural para proteger a própria vida.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - errado

A questão aborda as concepções teóricas de Estado, mais especificamente a teoria de Thomas Hobbes. Para entender a correta interpretação, é essencial compreender o contexto da filosofia política de Hobbes e o seu conceito de Estado.

Thomas Hobbes é um filósofo inglês conhecido por sua obra Leviatã. No estado de natureza, segundo Hobbes, os seres humanos vivem em uma condição de guerra de todos contra todos, onde a vida é "solitária, pobre, sórdida, brutal e curta". Nesse cenário, não há segurança nem ordem, e os indivíduos possuem liberdade irrestrita.

Para escapar desse estado de anarquia, os indivíduos formam um contrato social. Ao criar o Estado, ou seja, um poder soberano, os indivíduos abdicam de sua liberdade natural em troca de segurança e proteção para suas vidas. Eles transferem seus direitos para o soberano, que assume a responsabilidade de manter a paz e a ordem.

A questão afirma que, com a criação do Estado, o súdito deixa de abdicar de seu direito à liberdade natural para proteger a própria vida. Isso está incorreto porque, segundo Hobbes, é justamente o contrário: o indivíduo abdica de sua liberdade natural para assegurar a própria vida. Portanto, a assertiva está errada.

Para recapitular:

  • No estado de natureza, há liberdade irrestrita, mas também insegurança.
  • Com a criação do Estado, por meio do contrato social, os indivíduos abdicarão de sua liberdade natural para obter proteção e segurança.
  • A afirmação da questão inverte essa lógica, tornando-a incorreta.

Espero que essa explicação tenha esclarecido sua dúvida. Qualquer outra questão ou conceito que precise de mais detalhes, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O erro da questão está na palavra "deixa". Para Hobbes, o súdido cede ao Estado o seu direito à liberdade (além dos demais direitos), não podendo mais recuperá-lo.
Hobbes em "o Leviatã" trata de um contrato social, estabelecido para a formação da sociedade.
Afirma que o homem, em seu estado de natureza, levavam vidas solitárias - opondo-se às teorias da sociedade natural - e eram ruins, capazes de tudo. E eram iguais, o que gerava uma "guerra de todos contra todos". Então, havia sempre um temor de que fosse atacado de alguma maneira.

Para Hobbes, (...) esse temor, por sua vez, gerava um estado de desconfiança, que leva os homens a tomar a iniciativa de agredir antes de serem agredidos.
 
É neste ponto que interfere a razão humana, levando à celebração do contrato social. Apesar de suas paixões más, o homem é um ser racional e descobre os princípios que deve seguir para superar o estado de natureza e estabelecer o "estado social". HOBBES formula, então, duas leis fundamentais da natureza, que estão na base da vida social e que são as seguintes: a) cada homem deve esforçar-se pela paz, enquanto tiver a esperança de alcançá-la; e quando não puder obtê-la, deve buscar e utilizar todas as ajudas e vantagens da guerra; b) cada um deve consentir, se os demais também concordam, e enquanto se considere necessário para a paz e a defesa de si mesmo, em renunciar ao seu direito a todas as coisas, e a satisfazer-se, em relação aos demais homens, com a mesma liberdade que lhe for concedida com respeito a si próprio.
Tomados conscientes dessas leis os homens celebram o contrato, que é a mútua transferência de direitos.

Deixa de abdicar = se apropria. (A banca tentou confundir o candidato com o português)

 

Hobbes defendia o Estado Absolutista, o que é contrário à defesa de liberdades individuais.

 

Resposta: ERRADO.

Deixa em branco e segue a vida

Abdicar: renunciar, privar(-se).

deixar de abdicar: não renunciar ou não privar(-se).

 

Hobbes defendia justamente o oposto, era favorável ao absolutismo, a cessão de direitos do homem para o Estado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo