Assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C.
Para responder a essa questão, é necessário conhecer as regras de previdência aplicáveis aos servidores públicos, especialmente as disposições constitucionais e legais que diferenciam o regime próprio de previdência social (RPPS), aplicável aos servidores titulares de cargo efetivo, do regime geral de previdência social (RGPS), gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aplicável aos trabalhadores em geral, incluindo ocupantes de cargos comissionados, temporários ou empregos públicos sem vínculo efetivo.
A alternativa C está correta porque faz uma afirmação que está em conformidade com o Artigo 40, §13, da Constituição Federal, reafirmado pelo Artigo 201, §1º. O texto constitucional determina que ao servidor público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, assim como aquele que ocupa emprego público, aplica-se o RGPS. Essa regra também engloba os servidores que ocupam cargos temporários. Portanto, tais servidores são segurados obrigatórios do RGPS e, em caso de aposentadoria, será o INSS o responsável pelo pagamento destes benefícios, e não o regime próprio.
Refletindo sobre o tema, é fundamental compreender que o regime previdenciário dos servidores públicos pode variar de acordo com o vínculo estabelecido e o cargo ocupado, sendo imprescindível uma análise detalhada do tipo de cargo e das normas que regulamentam cada regime de previdência para evitar equívocos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Lei Complementar (LC) 152/2015, de iniciativa parlamentar, regulamentou a alteração introduzida pela Emenda Constitucional (EC) 88/2015 ao inciso II parágrafo 1º do artigo 40 da Constituição Federal, que aumentou de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria compulsória no serviço público, na forma de lei complementar.
vamos reportar ao qc que essa questão está desatualizada.
A certa é a C
D)
aos 75 anos de serviço público.
Desse jeito o cara vai se aposentar com 100 anos, do jeito que o MIGUEL Temer queria!kkkkkk
Lei 8.647/93
GABARITO C - Art. 1º O servidor público civil ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais, vincula-se obrigatoriamente ao Regime Geral de Previdência Social de que trata a .
A questão "d" pegadinha, em uma leitura apressada trocasse o critério do tempo de serviço público pela idade máxima.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo