Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geograf...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - crescente distância entre local de trabalho e moradia, somada aos problemas de mobilidade no trânsito.
Vamos entender melhor essa questão e os motivos que tornam a alternativa D a adequada, além de analisar por que as outras alternativas estão incorretas.
O tema da questão trata do deslocamento diário dos brasileiros para o trabalho, especialmente nas metrópoles, e quais fatores influenciam esse tempo de deslocamento. Esse assunto está relacionado aos problemas urbanos e mobilidade urbana, que são comuns em grandes cidades devido à distribuição espacial das residências e dos locais de trabalho, bem como à capacidade da infraestrutura de transporte em atender à demanda.
Alternativa D - crescente distância entre local de trabalho e moradia, somada aos problemas de mobilidade no trânsito
Essa é a alternativa correta, pois reflete a realidade das grandes cidades brasileiras. O crescimento urbano e a consequente expansão das áreas periféricas fazem com que muitas pessoas morem longe do centro, onde geralmente estão concentradas as principais ofertas de emprego. Além disso, os problemas de mobilidade urbana, como congestionamentos e ineficiência dos transportes públicos, aumentam o tempo de deslocamento.
Alternativa A - descentralização dos setores com grande oferta de emprego, a exemplo dos serviços e do comércio
Essa alternativa está incorreta porque a centralização dos setores de serviço e comércio ainda é uma característica predominante nas metrópoles brasileiras. A maior parte das vagas de emprego ainda se concentra nas áreas centrais das cidades, não havendo uma descentralização suficiente que justificasse o padrão de deslocamento mencionado.
Alternativa B - redução no uso do transporte público, o que dificultou o deslocamento dos residentes nos municípios periféricos
Essa alternativa também está incorreta. Embora o transporte público enfrente diversos problemas, não há uma redução significativa no seu uso. Na verdade, muitas pessoas nas metrópoles ainda dependem fortemente do transporte público para se deslocar, apesar das dificuldades.
Alternativa C - possibilidade de crédito para aquisição de veículos automotores, o que ampliou consideravelmente a frota
Embora o aumento da frota de veículos devido à facilidade de crédito seja uma realidade, essa alternativa não explica diretamente o padrão de deslocamento mencionado. O uso de veículos particulares pode até aumentar o tempo de deslocamento devido aos congestionamentos, mas o problema principal aqui é a distância crescente entre moradia e trabalho, e não apenas a quantidade de veículos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo