Em 27 de julho de 1938, morria Virgulino Ferreira da Silva,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816310 História
Em 27 de julho de 1938, morria Virgulino Ferreira da Silva, o Capitão Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita. Seu bando de temidos cangaceiros estava na fazenda Angicos, apontada por Lampião como um de seus esconderijos mais seguros, quando, durante uma noite chuvosa, a Volante, polícia especializada em combater o cangaço, aproximou-se do local, disparando por vinte minutos suas metralhadoras e Lampião foi um dos primeiros a cair. Em relação ao Cangaço, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Lampião e Maria Bonita foram as principais figuras famosas do fenômeno do Cangaço; ambos eram tidos como heróis e símbolos de resistência à violência do Estado e dos grandes fazendeiros. ( ) Solitários ou em grupos organizados entorno de um líder, homens e mulheres realizavam saques e usavam da violência para instaurar o terror na região Sudeste brasileira. ( ) A adesão ao Cangaço tinha um preço alto; ao ingressar no grupo, era preciso saber que se viveria uma vida de guerra e morte eminente. A recompensa era recuperar o orgulho próprio. Ser cangaceiro, muitas vezes, representava um ato de rebeldia contra a opressão do Coronelismo.
A sequência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Capitão Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita,

Ambos foram figuras icônicas do Cangaço e são frequentemente lembrados como heróis e símbolos de resistência. Esta afirmação é verdadeira, pois eles representaram para muitos a luta contra as injustiças sociais da época.

O Cangaço não se restringiu apenas à região Sudeste do Brasil. Era um fenômeno que ocorreu principalmente no Nordeste do país. Portanto, essa afirmação é falsa.

O ingresso no Cangaço de fato exigia compreender os riscos inerentes a essa escolha de vida. Os cangaceiros viviam constantemente sob a ameaça de combates e perseguições, mas também buscavam dignidade e uma forma de se opor ao regime opressivo do Coronelismo. Assim, essa afirmativa é verdadeira.

A sequência correta das afirmações, segundo as informações dadas, é V, F, V, o que corresponde à alternativa B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa:'b'

Morte IMINENTE

Lembrando que o cangaço era banditismo social, ele saqueava, principalmente de latifundiários. Sobre a região, era o Nordeste, e não "Sudeste".

GAB-B

V, F, V.

  1. O GRUPO ERA DA REGIÃO NORDESTE.

  1. Isolados ou em grupo, os cangaceiros viveram perseguidos e perseguindo, em luta contra tropas policiais ou outros bandos.
  2. Para muitos especialistas, o cangaço nasceu como uma forma de defesa dos sertanejos diante de graves problemas sociais e da ineficácia do Estado em manter a ordem e aplicar a lei.

ABRAÇO PARA TODOS DO NORDESTE, TERRA DE MULHER BONITA. DEIXA O LIKE!!!

Só não entendi a parte que chama eles de heróis, sendo que não eram. É errando que se aprende.

Quem é do SERTÃO e ama essa região não erra essa.

Lampião morreu, mas tornou-se uma lenda.

Naquela época, os coronéis, que nunca deixaram de existir aqui na região nordeste, mandavam na polícia, política e faziam o que queriam. Lampião desafiou essa estrutura social do Brasil.

Foi símbolo de resistência em um cenário de abandono político, seca, fome. Ele tornou-se lenda como Antônio Conselheiro, Zumbi dos Palmares, ....

Não é atoa que o nordeste é chamado de a terra de Lampião e Maria Bonita.

Lampião foi o único homem que quase entrou na Constituição de 34, como o comandante de um bando que devia ser commbatido.

Gabarito: B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo