Avalie os itens abaixo, relativos à legislação brasileira s...
I. A falta do competente registro, bem como do pagamento da anuidade, caracterizam o exercício ilegal da profissão de Bibliotecário.
II. Ao profissional devidamente registrado no Conselho Regional serão fornecidas a carteira de identidade profissional e a cédula de identidade de Bibliotecário, que terão fé pública, nos termos da Lei.
III. Portadores de diploma de graduação em Biblioteconomia, conferido por instituições estrangeiras de ensino superior, reconhecidas pelas leis do país de origem, e revalidado no Brasil, de acordo com a legislação vigente, podem exercer a profissão de bibliotecário. Ocorre que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - todos os itens estão corretos.
Vamos analisar cada item para entender por que a alternativa B é correta:
I. A afirmação de que a falta do competente registro, bem como do pagamento da anuidade, caracteriza o exercício ilegal da profissão de Bibliotecário, está correta. Segundo a legislação brasileira, para que um bibliotecário exerça sua profissão legalmente, é necessário estar registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia, e também estar em dia com o pagamento da anuidade. Sem o registro, o exercício da profissão é considerado ilegal, e a falta de pagamento da anuidade é uma infração administrativa que pode levar a sanções.
II. A afirmação de que ao profissional devidamente registrado no Conselho Regional são fornecidas a carteira de identidade profissional e a cédula de identidade de Bibliotecário, que terão fé pública, está correta. Esses documentos são emitidos pelos Conselhos Regionais e têm validade como documentos de identificação profissional com fé pública, conforme a legislação vigente.
III. A afirmação de que portadores de diploma de graduação em Biblioteconomia, conferido por instituições estrangeiras de ensino superior, reconhecidas pelas leis do país de origem, e revalidado no Brasil, de acordo com a legislação vigente, podem exercer a profissão de bibliotecário, está correta. A legislação permite que diplomas obtidos no exterior sejam revalidados no Brasil, desde que cumpram os requisitos legais, permitindo assim o exercício da profissão no país.
Ao analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Todos os itens estão incorretos. Incorreta, pois todos os itens estão corretos.
Alternativa C: O item I está incorreto. Incorreta, porque a falta de pagamento da anuidade, junto com a falta de registro, caracteriza o exercício ilegal.
Alternativa D: O item II está incorreto. Incorreta, já que os documentos emitidos têm fé pública.
Alternativa E: O item III está incorreto. Incorreta, pois a legislação permite o exercício da profissão mediante revalidação de diplomas estrangeiros.
Essas análises mostram que a alternativa B é a correta, pois todos os itens apresentados no enunciado da questão estão realmente corretos de acordo com a legislação vigente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LEI Nº 9.674, DE 25 DE JUNHO DE 1998.
Dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário e determina outras providências.
Art. 3. O exercício da profissão de Bibliotecário é privativo:
I - dos portadores de diploma de Bacharel em Biblioteconomia, expedido por instituições de ensino superior oficialmente reconhecidas, registradas nos órgãos competentes, de acordo com a legislação em vigor;
II - dos portadores de diploma de graduação em Biblioteconomia, conferido por instituições estrangeiras de ensino superior, reconhecidas pelas leis do país de origem, e revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente;
III - dos amparados pela Lei no 7.504, de 2 de julho de 1986.
Art. 30. Ao profissional devidamente registrado no Conselho Regional serão fornecidas a carteira de identidade profissional e a cédula de identidade de Bibliotecário, que terão fé pública, nos termos da Lei.
Art. 38. A falta do competente registro, bem como do pagamento da anuidade, caracterizará o exercício ilegal da profissão de Bibliotecário.
Gab. B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo