No segundo parágrafo, o período “Não dei ouvidos e rastejei...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
por que não poderia ser uma oração coordenada, não entendi essa de ser temporal!!!
Quando estava amanhecendo, ela se retirou, e começamos a escutar gemidos vindos da faixa neutra. Um ferido tinha ficado ali. ‘Não vá, vão matar você’, os soldados não me deixavam ir, ‘não vê que já está clareando?”
Não dei ouvidos e rastejei para lá.
O ato contínuo de ações temporais é consubstanciado no fato de que, primeiramente, ela não deu ouvido aos soldados e, em seguida, ela se rastejou até lá e salvou o ferido.
Assertiva C
“ Eu (suj. oculto) Não dei (verbo) ouvidos (complemento) e (coordenativa aditiva) eu (suj. oculto) rastejei (verbo) para lá (complemento).”
Se separadas, elas possuem sentido completo, contudo, se estão juntas, interagem entre si. > Coordenativa aditiva.
(A) exercem função sintática uma na outra simultaneamente. ERRADO: São orações coordenativas, sem dependência sintática, isto é, se separadas, mantém-se o mesmo sentido. Não há oração principal + oração subordinada, mas duas orações com interação semântica.
(B) ligam-se, semanticamente, por uma ideia de oposição. ERRADO: a letra "e" estabelece uma adição entre duas orações.
(C) expressam ações estruturadas em uma sequência temporal. CORRETO: É uma oração coordenativa introduzida por um aditivo ("e") que nesse caso estabelece uma sequência de ações no tempo.
(D) poderiam trocar de posição sem prejuízo de sentido. ERRADO: Ela ter se rastejado foi consequência dela não ter dado ouvidos aos apelos para não ir.
Não deu ouvidos e LOGO EM SEGUIDA rastejou pra lá
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo