A convicção de que é possível e desejável construir uma esco...
A convicção de que é possível e desejável construir uma escola que seja um espaço educativo de vivências sociais, de convivência democrática e, ao mesmo tempo, de apropriação, construção e divulgação de conhecimentos como também de transformações de condições de vida das crianças que a freqüentam constitui um ideal de educação de qualidade. O desafio de construir uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano, envolve diferentes variáveis, dentre as quais:
I. Interação da escola com as famílias e com outras instituições responsáveis pela educação dos alunos.
II. Organização inovadora, aberta e dinâmica nas escolas, traduzidas por projetos pedagógicos participativos e consistentes, orientados por currículos ricos e atualizados.
III. Docentes motivados comunicativos e comprometidos com a educação de seus alunos, bem preparados intelectual, emocional e eticamente, com oportunidades de desenvolvimento profissional.
IV. Alunos estimulados pelas famílias na produção de bagagem prévia, quanto a: saberes escolares, comportamento adequado ao trabalho escolar e reconhecimento da autoridade do professor.
Está correto o que se afirma APENAS em