A respeito dos fundamentos de elaboração de pesquisa e de in...
O estudo de caso é generalizável a proposições teóricas, ou seja, ele pode expandir e generalizar teorias, mas não pode propor generalizações no sentido de enumerar frequências do acontecimento de um fenômeno.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A segunda preocupação diz respeito ao fato de os estudos de caso não fornecerem bases para generalização científica. Para Yin (1990) o estudo de caso é generalizável a proposições teóricas e não a populações ou universos. Neste sentido, ele não representa uma amostra, e a meta do investigador é expandir e generalizar teorias (generalização analítica) e não enumerar freqüências (generalização estatística)."
Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/disserta98/marcia/cap3.htm
Uma resposta muito breve é que os estudos de caso, da mesma forma que os experimentos, são generalizáveis a proposições teóricas, e não a populações ou universos. Nesse sentido, o estudo de caso, como o experimento, não representa uma "amostragem", e o objetivo do pesquisador é expandir e generalizar teorias (generalização analítica) e não enumerar frequências (generalização estatística). Ou, como descrevem três notáveis cientistas sociais em seu estudo de caso único, o objetivo é fazer uma análise "generalizante" e não "particularizante" (Lipset, Trow, & Coleman, 1956, p. 419-420).
O estudo de caso é generalizável no sentido teórico, mas não pode propor generalizações no sentido de enumerar frequências do acontecimento de um fenômeno.
questão muito boa ...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo