A fisiopatologia, o grupo ocupacional exposto e o método de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q843179 Segurança e Saúde no Trabalho
A fisiopatologia, o grupo ocupacional exposto e o método de diagnóstico das pneumopatias relacionadas com a inalação de poeiras minerais em ambientes de trabalho estão adequadamente apresentados em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: E

A BERILIOSE é causada pela inalação de fumos, sais ou poeira de berílio, em trabalhadores da indústria da energia nuclear, e seu diagnóstico pode ser realizado por lavado bronco-alveolar para pesquisa de celularidade diferencial.

A ESTANOSE compõe, junto com a siderose e a baritose, as pneumoconioses não-fibrogênicas, doenças pulmonares causadas pela exposição a poeiras com baixo potencial fibrogênico, também conhecidas como pneumoconioses por poeira inerte. As ocupações de risco são: soldadores de arco elétrico, trabalhadores expostos a carvão vegetal (produção, armazenamento e uso industrial), trabalhadores de rocha fosfática, mineração e ensacamento de bário e estanho. Já os métodos diagnósticos são: história ocupacional de exposição a poeiras não fibrogênicas; história clínica com sintomas ausentes ou com presença de sintomas que, em geral, são precedidos pelas alterações radiológicas; radiografia simples de tórax interpretada de acordo com os critérios da OIT 2000. 

A SILICOSE pode ser crônica ou aguda e é causada pela inalação de sílica livre cristalina. As ocupações de risco são:  indústria extrativa mineral: mineração subterrânea e de superfície; operações de jateamento com areia, moagem de pedra. Os métodos diagnósticos incluem: história ocupacional de exposição à sílica livre e radiografia simples de tórax interpretada de acordo com os critérios da OIT 2000.

A PNEUMOCONIOSE POR ABRASIVOS é causada pela exposição inalatória a poeiras de abrasivos:alumina ou corindo (Al203) e o carbeto de silício ou carborundum (SiC). As ocupações de risco são de trabalhadores na produção de abrasivos, em operações de acabamento em fundições, metalúrgicas em geral, afiação de ferramentas e moagem de sucatas de rebolos. Os métodos diagnósticos incluem: • História ocupacional de exposição intensa a poeiras contendo alumina ou carborundum, assim como poeiras derivadas do material que está sendo trabalhado. • História clínica com sintomatologia respiratória variável, tendendo a assintomático nos quadros leves e moderados. • Radiografia simples de tórax interpretada de acordo com os critérios da OIT 2000.

A ASBESTOSE é pneumoconiose conseqüente à exposição inalatória a poeiras contendo fibras de asbesto. As ocupações de risco incluem trabalhadores em mineração e transformação de asbesto (fabricação de produtos de cimento-amianto, materiais de fricção, tecidos incombustíveis com amianto, juntas e gaxetas, papéis e papelões especiais) e consumo de produtos contendo asbesto. Os métodos diagnósticos são: História ocupacional de exposição a poeiras com fibras de asbesto. • História clínica com sintomatologia respiratória variável. • Radiografia simples de tórax interpretada de acordo com os critérios da OIT 2000. • Tomografia computadorizada de alta resolução.

Fonte: Ministério da Saúde - Pneumoconioses - em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/06_0443_M.pdf>

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo