Os excertos que seguem são trechos do conto "A carteira", d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128478 Português

Os excertos que seguem são trechos do conto "A carteira", de Machado de Assis. Leia os trechos e analise-os quanto à colocação pronominal dos verbos destacados:



I. De repente, Honório olhou para o chão e viu uma carteira. Abaixar-se, apanhá-la e guardá-la foi obra de alguns instantes.


II. Ninguém o viu , salvo um homem que estava à porta de uma loja, e que, sem o conhecer , lhe disse rindo:


— Olhe, se não dá por ela; perdia-a de uma vez.


— É verdade, concordou Honório envergonhado.


III. Nunca demorou tanto a conta, nem ela cresceu tanto, como agora; e, a rigor, o credor não lhe punha a faca aos peitos; mas disse-lhe hoje uma palavra azeda, com um gesto mau, e Honório quer pagar-lhe hoje mesmo.


IV. Eram cinco horas da tarde. Tinha-se lembrado de ir a um agiota, mas voltou sem ousar pedir nada."



Estão adequadas, conforme a gramática formal da Língua Portuguesa, as colocações pronominais em: 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Todas estão corretas.

Vamos analisar cada um dos trechos quanto à colocação pronominal dos verbos destacados, verificando se estão de acordo com a gramática formal da Língua Portuguesa:

I. De repente, Honório olhou para o chão e viu uma carteira. Abaixar-se, apanhá-la e guardá-la foi obra de alguns instantes.

  • Abaixar-se: A colocação pronominal está correta. O verbo no infinitivo impessoal seguido de pronome oblíquo átono deve ser unido por hífen.
  • Apanhá-la: A colocação pronominal está correta. O verbo no infinitivo impessoal seguido de pronome oblíquo átono deve ser unido por hífen.
  • Guardá-la: A colocação pronominal está correta. O verbo no infinitivo impessoal seguido de pronome oblíquo átono deve ser unido por hífen.

II. Ninguém o viu, salvo um homem que estava à porta de uma loja, e que, sem o conhecer, lhe disse rindo:

  • O viu: A colocação pronominal está correta. O pronome oblíquo átono está após a palavra "ninguém" (palavra negativa), o que exige a próclise.
  • O conhecer: A colocação pronominal está correta. O pronome oblíquo átono está após a preposição "sem", o que exige a próclise.
  • Lhe disse: A colocação pronominal está correta. O pronome oblíquo átono está antes do verbo, o que é comum em orações subordinadas.

III. Nunca demorou tanto a conta, nem ela cresceu tanto, como agora; e, a rigor, o credor não lhe punha a faca aos peitos; mas disse-lhe hoje uma palavra azeda, com um gesto mau, e Honório quer pagar-lhe hoje mesmo.

  • Lhe punha: A colocação pronominal está correta. O pronome oblíquo átono está antes do verbo, após a palavra negativa "não", o que exige a próclise.
  • Disse-lhe: A colocação pronominal está correta. O pronome oblíquo átono está após o verbo, o que é comum em orações principais.
  • Pagar-lhe: A colocação pronominal está correta. O verbo no infinitivo impessoal seguido de pronome oblíquo átono deve ser unido por hífen.

IV. Eram cinco horas da tarde. Tinha-se lembrado de ir a um agiota, mas voltou sem ousar pedir nada.

  • Tinha-se lembrado: A colocação pronominal está correta. O pronome oblíquo átono está antes do verbo auxiliar "tinha", o que é comum em tempos compostos.

Todas as colocações pronominais nos trechos I, II, III e IV estão adequadas conforme a gramática formal da Língua Portuguesa.

Resposta final: E - I, II, III e IV.

Gabarito E) todas estão corretas.

acertei!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo