Um paciente adulto e eutrófico deu entrada na emergência co...
Um paciente adulto e eutrófico deu entrada na emergência com quadro clínico atípico caracterizado por manifestações de febre, calafrios, cefaleia, lombalgia, mialgia generalizada, prostração, náuseas e vômitos, e história de adentramento em mata para caminhada ecológica. Sem antecedentes de etilismo. Foi medicado sintomaticamente e orientado. Três dias após, retornou com queixa de ressurgimento da febre, diarreia e vômitos em borra de café. Permaneceu internado para exames, observação e complementação diagnóstica, evoluindo rapidamente para insuficiência hepatorrenal caracterizada por icterícia, oligúria, anúria e albuminúria, acompanhadas de manifestações hemorrágicas: gengivorragia, epistaxe, otorragia, hematêmese, melena, hematúria, sangramentos pontuais nos locais de punção venosa e prostração intensa, além de comprometimento progressivo do sensório, com obnubilação mental e torpor, com evolução para coma e morte.
Diante do quadro descrito, a hipótese diagnóstica mais adequada é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - febre amarela.
A questão descreve um quadro clínico complexo e grave, iniciado por sintomas genéricos como febre, calafrios, e mialgia, que evolui para manifestações mais severas como insuficiência hepatorrenal, icterícia e manifestações hemorrágicas. Este conjunto de sintomas é característico de febre amarela, uma doença viral transmitida por mosquitos, que pode evoluir rapidamente para sintomas graves após um período inicial de aparente melhora.
Justificativas para as alternativas:
A - leptospirose: Embora a leptospirose possa apresentar sintomas iniciais como febre, cefaleia e mialgia, ela geralmente não progride para icterícia e manifestações hemorrágicas tão rapidamente como descrito no caso. Além disso, a exposição a ambientes úmidos ou à água contaminada é um fator mais associado a essa doença do que a caminhada em mata.
B - hepatite A: A hepatite A causa icterícia e sintomas gastrointestinais, mas não costuma provocar rápida evolução para insuficiência renal e manifestações hemorrágicas, como hematêmese e sangramentos diversos.
D - febre maculosa: A febre maculosa também pode apresentar sintomas iniciais semelhantes, como febre e mialgia, e é transmitida por carrapatos. Contudo, ela não está associada a insuficiência hepatorrenal tão rapidamente progressiva e não é comum o relato de icterícia severa como no caso descrito.
E - síndrome viral aguda não esclarecida: Essa alternativa é muito genérica. O caso apresentado tem características clínicas e epidemiológicas que são clássicas da febre amarela, permitindo um diagnóstico mais preciso do que uma definição genérica.
É fundamental ao resolver questões como essa, estar atento aos detalhes clínicos apresentados e associá-los com conhecimentos prévios sobre doenças infecciosas, sua epidemiologia e suas características clínicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: C
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores.
No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).
Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo