Leia atentamente as informações abaixo a respeito dos ciclos...
I. Problemas expectacionais determinam os ciclos para novos clássicos e para os monetaristas.
II. Choques de produtividade explicamos ciclos para os adeptos da teoria dos ciclos reais.
III. Na curva de Phillips expandida pelas expectativas poderá haver inflação positiva mesmo quando o produto corrente for menor que o produto potencial.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
acho que não. para os monetaristas os ciclos decorrem de variações monetárias.
I – inicialmente os ciclos para os monetaristas dependem de choques de política, mas conforme demonstrado por Friedman, com base no modelo de Fischer, para que um choque monetario tenha impacto no produto é necessário que as expectativas adaptativas não prevejam o choque, do contrário os agentes irão adaptar suas expectativas e frustrar a política.
II – fácil, pois é o pressuposto básico dos ciclos reais
III - pt = pe - a(Yt - Y*) , em que pt= inflaçao corrente; pe= inflaçao esperada; Yt= renda atual; Y*=renda potencial. Assim ao ter Yt < Y*, então a última parte é negativa, mas se a expectativa inflacionaria for maior do que esse hiato no produto (pe> yt-y*), entao a pt será positiva.
Fonte: Apostila do Prof: Almir Bittencourt autor do livro questoes resolvidas da Anpec
A única que eu sabia era a assertiva II, o resto tive que pesquisar um pouco e pensar mais a fundo!
O comum ao ler os textos sobre novos clássicos é que as oscilações do produto e do trabalho são geradas por mudanças imprevistas da demanda agregada, choques ou surpresas monetárias. E se as políticas puderem ser previstas, não afetarão o produto real. Então, a alternativa I, nada mais é que escrever de outro jeito. Se eu puder antecipar a expectativa não haverá efeito nenhum no ciclo, já problemas na expectativa terão efeitos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo