A gravidez é um evento resultante da fecundação do óvulo (o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318752 Medicina
A gravidez é um evento resultante da fecundação do óvulo (ovócito) pelo espermatozoide que, habitualmente, ocorre dentro do útero e é responsável pela geração de um novo ser. Este é um momento de grandes transformações para a mulher e para toda a família.
Assim, conceitua-se gravidez como o estágio fisiológico de mulher durante o qual ela traz dentro de si o produto da concepção. O diagnóstico de gravidez é feito por meio de exames objetivo e subsidiário. O exame objetivo divide-se em sinais de presunção, probabilidade e certeza.
Neste contexto, assinale a opção que não elenca um desses sinais de probabilidade.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa E, "Congestão das mamas," é a correta porque os sinais de probabilidade de gravidez são aqueles que sugerem fortemente a condição de gravidez, mas ainda não a confirmam definitivamente, sendo observados fisicamente pelo médico ou relatados pela paciente. Esses incluem amenorreia (ausência de menstruação), que é a alternativa A; cianose da vulva (escurecimento da região genital), alternativa B; aumento do volume uterino, alternativa C; e depressibilidade do istmo (amolecimento da região entre o corpo e o colo do útero), alternativa D. No entanto, a congestão das mamas, embora seja um sintoma comum no início da gravidez devido às alterações hormonais que preparam o corpo da mulher para a amamentação, é considerada um sinal de presunção de gravidez, e não de probabilidade. Os sinais de presunção são menos específicos e podem ser causados por outras condições além da gravidez. Por isso, a alternativa E não lista um sinal de probabilidade como as demais, sendo a resposta correta à questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo