Assinale a resposta contendo concordância verbal proposta p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140037 Português

    Texto 1

               Refugiados climáticos: uma realidade brasileira


      Compreender os processos migratórios no Brasil tem sido objeto de pesquisadores da área ambiental, especialmente de mudanças climáticas, nos últimos anos. O que antes era praticamente creditado a questões estritamente socioeconômicas, hoje já tem uma análise mais aprofundada. Os deslocamentos humanos ou processos migratórios ambientais têm ganhado uma atenção especial. Um contingente da população já é definido como migrantes, deslocados ou refugiados climáticos ou ambientais, um conjunto de terminologias que está sendo construído internacionalmente, pois ainda não há uma definição oficial no direito ambiental. Porém, o que é certo por aqui é que uma significativa parte deles provém da região Nordeste do país. A proposta é que deixem de ser invisibilizados, neste contexto, nas estruturas burocráticas.

      Com este enfoque, o estudo Mudanças no padrão espaço-temporal de secas no nordeste brasileiro, publicado na Atmopsheric Science Letters, no ano passado, revelou que a seca, entre 2012 e 2017, foi a pior em 30 anos e prejudicou a população de 24 milhões de pessoas que vive na região, promovendo milhares de deslocamentos, em especial para a região Sudeste, algo que já ocorria em determinados períodos, desde a década de 1990. As secas anteriores também analisadas aconteceram entre 1982- 1983, 1992-1993 e 1997-1998. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de outras instituições, sob coordenação da pesquisadora Ana Paula Cunha.

      Segundo os cientistas, alguns dos aspectos a serem considerados no processo da seca severa é a interferência do El Niño (em grande parte das ocorrências), que contribuiu para o aquecimento do oceano Pacífico Equatorial e fez com que as nuvens de chuva se dirigissem para longe do Nordeste e do continente. Mais uma causa associada é atribuída ao aquecimento do Oceano Atlântico no Hemisfério Norte do planeta, o mesmo fenômeno que tem motivado o aumento de registro de furacões, entre outras.

      O levantamento alerta que a combinação de alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, falta de irrigação, degradação da terra devido ao manejo inadequado do solo e a pobreza em larga escala nas áreas rurais tornam a região uma das áreas mais vulneráveis do mundo aos impactos das mudanças climáticas. 

      Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), desde o ano de 2009, estima-se que a cada segundo uma pessoa é deslocada em razão de um desastre ambiental. Em 2018, foram 17 milhões de novos deslocamentos relativos a desastres naturais e às mudanças climáticas, no planeta, de acordo com o Centro de Monitoramento de Deslocados Internos, que fica em Genebra. Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas. Todos estes dados reforçam que não é mais possível desconsiderar esta questão nas agendas das políticas públicas dos países e do próprio direito internacional.


(Texto adaptado de :

https://envolverde.cartacapital.com.br/refugiados-climaticos-uma-realidade-brasileira/)







                  

Assinale a resposta contendo concordância verbal proposta pela norma padrão:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para fazer rapidamente esta questão, você precisa saber que a CONCORDÂNCIA VERBAL é a perfeita correspondência de número entre o verbo e o seu sujeito. Isso significa dizer que, se o verbo estiver no plural, o seu sujeito também deverá estar; ao contrário, com sujeitos no singular, o verbo também não será flexionado. Então, para analisar de forma breve os casos fundamentais de concordância. Você deve lembrar que:

1) Precisamos localizar o verbo e o sujeito. Para facilitar, lembre-se que, segundo orienta a gramática do Português, o sujeito deve começar o período; o verbo virá logo depois dele (ordem direta dos termos). Então, se as orações começarem pelo próprio verbo (ordem inversa dos termos), você deve identificar o sujeito e testá-lo no início da oração. Se corresponder em número, significa que o termo que você deslocou para antes do verbo é exatamente o sujeito.

2) Caso os verbos das opções sejam HAVER (= existir); SER (indicando clima); CHOVER e VENTAR (fenômenos da natureza); FAZER e HAVER (indicando tempo passado) e BASTA (= indignação), não haverá sujeito. Isso porque teremos casos de indicação de existência ou essência; fenômenos meteorológicos e naturais; tempo cronológico; sentimento – conteúdos que não necessitam de palavras para funcionarem como sujeito, pois estes podem ser transmitidos pelos próprios verbos. Sendo casos de oração sem sujeito, esses verbos ficarão sempre na terceira pessoa do singular.

3) Sujeito coletivo leva o verbo para a terceira pessoa do singular, pois, nesse caso, concorda-se com a forma singular da palavra, e não com a ideia de agrupamento ou abundância: a turma via; o cardume foi examinado, por exemplo.

4) Expressões de núcleo partitivos, aproximativos, percentuais e coletivos podem concordar tanto com esse núcleo quanto com o núcleo das expressões que as especificam (seus determinantes):
-Um bando de vadios ASSALTOU a loja – concordando o verbo com o núcleo BANDO.
-Um bando de vadios ASSALTARAM a loja – concordando o verbo com o núcleo da expressão especificadora (determinante) VADIOS.
-68% da população ESTUDA em escola pública – concordância do verbo com população.
-68% da população ESTUDAM em escola pública – concordância do verbo com 68%.

Com base nas regras fundamentais descritas acima, analisemos as opções

A) Houveram danos ao planeta desde muito tempo.
ERRADA.
O verbo presente no período da letra A inicia a oração, no entanto, nem precisamos identificar o seu sujeito, pois este não existe. Tal como recapitulamos em 2), neste caso, HAVER pode ser substituído por EXISTIR, formando um caso de ORAÇÃO sem sujeito e, por esse motivo, deveria estar na 3ª pessoa do singular (HOUVE).

B) Fazem 10 anos desde a chegada ao patamar de crise ambiental.
ERRADA. Verbo FAZER indica TEMPO passado. Então, não precisamos de muito tempo de análises para concluirmos que, nesses casos, conforme já explicamos na opção A, o verbo não se flexiona, ficando na 3ª pessoa do singular, por indicar tempo decorrido, não apresentando sujeito.

C) 35% das pessoas faz péssimo uso dos recursos naturais do planeta Terra. ERRADA. Retomando a regra 4), presente na relação de itens fundamentais para resolver uma questão de concordância, sabemos que a única opção de escrita do verbo é no PLURAL. Isso porque tanto o núcleo do sujeito (35%) quanto o núcleo do determinante (“pessoas") estão no plural. Como, em caso de sujeitos percentuais, aproximativos e partitivos, o verbo pode concordar com os dois núcleos (que, neste caso, estão no plural), não há como haver escrita no singular.

D) A maioria dos habitantes da Terra não se sente responsável por sua sobrevivência.
CORRETA. O que ocorrer no exemplo da letra D é embasado teoricamente tal como o enunciado da letra C, já que, mais uma vez, trata-se de um caso de sujeito partitivo, coletivo ou aproximativo (identificado pela presença da palavra “maioria"). Assim, a concordância está CORRETA porque estando o verbo SENTIR no singular, concorda com o núcleo do sujeito, MAIORIA, que deve ser escrita no singular, pois o verbo concorda com a sua forma singular, e não com a sua ideia de aglomeração. Notemos, ainda, que o verbo também poderia estar no plural, porque outra possibilidade aceitável para este caso seria, também, concordar com o determinante “habitantes".

E) Defende a sustentabilidade as pessoas as quais possuem informação. ERRADA. Observemos que a oração começa por um verbo que não forma casos específicos de concordância. Então, devemos identificar o seu sujeito. Fazendo a pergunta de identificação (QUE ou QUEM defende (m)?), a resposta neste enunciado é “as pessoas". Assim, posicionando o sujeito no início da oração, passaremos a ter: as pessoas defendem a sustentabilidade. Notemos que ainda há outra oração que pode ser inserida no meio da anterior, mas isso não muda o reconhecimento de que PESSOAS é o sujeito de DEFENDER: as pessoas [as quais possuem informação] defendem a sustentabilidade.

Resposta: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

 a) Houveram danos ao planeta desde muito tempo ? o correto é "houve" (=trata-se de um verbo impessoal e que não deve ser flexionado, visto que não possui sujeito).
 b) Fazem 10 anos desde a chegada ao patamar de crise ambiental ? verbo "fazer" indicando tempo decorrido é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, o correto é "faz").
 c) 35% das pessoas faz péssimo uso dos recursos naturais do planeta Terra ? o correto é "fazem" concordando com o número da porcentagem ou com o termo especificado (=ambos apresentam pluralização).
 d) A maioria dos habitantes da Terra não se sente responsável por sua sobrevivência ? concordância correta, visto que se trata de uma concordância facultativa, concorda com o termo especificado ou com o termo partitivo (=a maioria se sente OU dos habitantes se sentem);
 e) Defende a sustentabilidade as pessoas as quais possuem informação ? quem defende? As pessoas (=sujeito simples no plural, o correto é "defendem").

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

D - o verbo concorda com a palavra (maioria) ou concorda com o determinante (dos habitantes). então o verbo pode está no singular ou no plural. ( será facultativo)

Partícula partitiva (A maioria) + um determinante (dos alunos, dos pais, dos professores, etc..). O verbo ficará no singular, concordando com o termo "A maioria" ou no plural, concordando com o conjunto específico.

Ex: A maioria dos habitantes da Terra não se sente / sentem responsável por sua sobrevivência.

A maioria dos habitantes da Terra não se sente responsável por sua sobrevivência. 

No caso de concordância verbal com termos em porcentagem, deve-se utilizar as seguintes regras:

Até 1% - concordância no singular. Ex: 1% cantou no coral.

A partir de 1% - Concordância no Plural (1,1% já é plural). Ex: 10% cantaram no coral

Mas, cuidado ! Se na frase houver complemento, você pode fazer a concordância do verbo com a porcentagem ou com o complemento.

Ex: 50% do universo é matéria vazia. ou: 50% do universo são matéria vazia.

Fica estranho a concordância com a porcentagem, mas está correto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo