No exame ultrassonográfico para estudo de adenomiose, é corr...
No exame ultrassonográfico para estudo de adenomiose, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C. Vamos entender o porquê:
Adenomiose é uma condição ginecológica caracterizada pela presença de tecido endometrial (glândulas e estroma) dentro do miométrio, que é a camada muscular do útero. Para entender melhor as alternativas, vamos explorar cada uma delas.
Alternativa A: Esta afirmação está incorreta porque menciona a presença de glândulas endometriais e estroma no interior do perimétrio. No entanto, a adenomiose ocorre no miométrio, não no perimétrio. O perimétrio é a camada externa do útero, enquanto o miométrio é a camada muscular média onde realmente ocorre a adenomiose.
Alternativa B: A afirmação de que mulheres nulíparas e pós-menopausa têm maior incidência da doença é incorreta. Na verdade, a adenomiose é mais comum em mulheres multíparas (que já tiveram filhos) e geralmente em mulheres de 40 a 50 anos, antes da menopausa.
Alternativa C: Esta é a alternativa correta. A adenomiose pode se manifestar de maneira difusa, que é a forma mais comum, caracterizada por focos de tecido endometrial espalhados pelo miométrio. Essa difusão é um aspecto diagnóstico típico em exames de imagem, como a ultrassonografia.
Alternativa D: A afirmação de que adenomiomas são facilmente diferenciados de leiomiomas por qualquer modo de ultrassonografia é incorreta. A diferenciação pode ser desafiadora, pois ambas as condições podem apresentar características ultrassonográficas semelhantes, e métodos adicionais, como a ressonância magnética, podem ser necessários para um diagnóstico mais preciso.
Alternativa E: A ultrassonografia transabdominal pode não ser a melhor opção para diagnosticar adenomiose. A ultrassonografia transvaginal é frequentemente preferida devido à sua melhor resolução e capacidade de visualizar mais detalhadamente o útero e o miométrio.
É importante para os alunos compreenderem as características clínicas e de imagem associadas à adenomiose, pois isso ajuda no diagnóstico e no manejo clínico adequado da condição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ALTERNATIVA CORRETA: C. A forma difusa da doença, que é a mais comum, apresenta focos espalhados no interior do miométrio.
JUSTIFICATIVA:
A adenomiose é caracterizada pela presença de glândulas e estroma endometrial dentro do miométrio. Essa condição pode se apresentar de forma difusa (mais comum), em que os focos da doença estão espalhados por toda a espessura do miométrio, ou nodular, em que há a formação de massas bem delimitadas chamadas adenomiomas. A ultrassonografia transvaginal é uma das melhores ferramentas diagnósticas para identificar as características típicas da adenomiose, como espessamento do miométrio e zonas ecogênicas heterogêneas.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
[A] Se observa a presença de glândulas endometriais e estroma no interior do perimétrio:
Incorreta. Na adenomiose, as glândulas e o estroma endometrial invadem o miométrio, não o perimétrio. O perimétrio corresponde à camada serosa externa do útero.
[B] As mulheres nulíparas e as pós-menopausa são as que apresentam maior índice da doença:
Incorreta. A adenomiose é mais frequente em mulheres multíparas (com histórico de múltiplas gestações) e em idade reprodutiva. Mulheres na pós-menopausa podem apresentar a doença, mas ela geralmente torna-se assintomática nessa fase devido à ausência de estímulo hormonal.
[D] Quando a doença se apresenta na forma nodular, os adenomiomas são facilmente diferenciados dos leiomiomas por qualquer modo de aquisição da ultrassonografia:
Incorreta. A diferenciação entre adenomiomas (lesões nodulares de adenomiose) e leiomiomas (miomas) pode ser desafiadora, mesmo com ultrassonografia avançada. Em alguns casos, é necessário complementar com ressonância magnética para aumentar a acurácia do diagnóstico.
[E] As principais características fisioanatômicas e a localização dos adenomiomas permitem que o diagnóstico seja feito, principalmente, por ultrassonografia transabdominal:
Incorreta. A ultrassonografia transvaginal é o método mais sensível e específico para o diagnóstico da adenomiose, permitindo uma melhor visualização do miométrio e suas alterações, especialmente em casos de formas difusas.
EM RESUMO:
A adenomiose é mais frequentemente difusa, com focos espalhados no miométrio, e diagnosticada de forma mais eficaz por ultrassonografia transvaginal. Mulheres multíparas em idade reprodutiva são as mais acometidas.
PONTOS CHAVE:
- A adenomiose difusa é a forma mais comum, com focos espalhados no miométrio.
- A ultrassonografia transvaginal é o exame de escolha para diagnóstico.
- Mulheres multíparas têm maior risco de desenvolver adenomiose.
- A diferenciação entre adenomiomas e miomas pode exigir ressonância magnética.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo