O molibdênio atua como cofator para enzimas que contêm ferro...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre o molibdênio, precisamos entender que este mineral atua como um cofator essencial para certas enzimas e está envolvido em importantes interações com outros micronutrientes. A questão foca na identificação de informações incorretas sobre o molibdênio.
A alternativa A é a incorreta, e é exatamente essa que devemos identificar. A afirmação de que o molibdênio causa depleção de zinco está errada. Na verdade, o molibdênio tem uma interação conhecida com o cobre, e a suplementação com molibdênio pode causar depleção de cobre, não de zinco.
Vamos verificar as outras alternativas para esclarecer por que elas estão corretas:
B: As necessidades diárias de molibdênio para adultos realmente são estimadas em cerca de 45 µg/dia. Esta informação está correta.
C: Alimentos como leite, feijão, pão e cereais são boas fontes de molibdênio. Esta afirmação está correta.
D: Esta alternativa descreve corretamente as interações do molibdênio com cobre e tungstênio, e menciona que a suplementação pode causar depleção de cobre, o que está correto.
E: O molibdênio pode realmente se acumular em órgãos como o fígado, rins, ossos e pele, e sua principal via de excreção é pela urina. Esta afirmação também está correta.
Dica para resolução: Preste atenção às interações entre minerais e os efeitos da suplementação, pois frequentemente as questões abordam essas relações. Verifique cada alternativa para ver se está de acordo com o conhecimento científico sobre o tema.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo