No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q475189 Psicologia
No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, julgue o  item a seguir.

É facultado aos psicólogos viabilizar práticas e procedimentos de caráter punitivo e disciplinar, tendo em vista a relevância da contribuição do behaviorismo nos processos de aprendizagem e reintegração social dos encarcerados.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado (E).

Vamos entender o porquê dessa resposta ser a correta. A questão aborda a atuação do psicólogo no contexto prisional, um campo de prática que requer um entendimento claro das funções e responsabilidades éticas e profissionais do psicólogo.

No contexto prisional, o papel do psicólogo é principalmente voltado para a promoção do bem-estar psicológico dos encarcerados, oferecendo suporte emocional, avaliações psicológicas, e contribuindo para a ressocialização e reabilitação dos presos. Os psicólogos não estão autorizados a implementar práticas de caráter punitivo ou disciplinar. Isso contraria os princípios éticos da profissão, que visam o cuidado, a integridade e o respeito à dignidade humana.

A menção ao behaviorismo na questão pode confundir, pois essa abordagem psicológica realmente estuda o comportamento e pode contribuir para a modificação de comportamentos indesejáveis. No entanto, sua aplicação no contexto prisional deve ser no sentido de fomentar comportamentos positivos e não de implementar punições.

Portanto, a afirmação de que é permitido aos psicólogos viabilizar práticas punitivas está incorreta. O papel do psicólogo deve sempre estar alinhado aos princípios éticos, visando o apoio e reintegração do indivíduo à sociedade, e não a punição.

Em resumo, a alternativa está incorreta porque os psicólogos não devem se envolver em práticas punitivas, o que vai contra o código de ética da profissão. Eles devem focar em estratégias que auxiliem na reabilitação e no suporte psicológico dos presos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESOLUÇÃO CFP Nº 012/2011

 

Art. 2º – ...

 

§ único: É vedado à(ao) psicóloga(o) participar de procedimentos que envolvam as práticas de caráter punitivo e disciplinar, notadamente os de apuração de faltas disciplinares.

 

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

------------------- 

Gabarito: Errado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo