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Q359480 Português
Leia o texto abaixo para responder às questões de 01 a 07.

 O JEITINHO BRASILEIRO expressa duas características. A positiva é a capacidade de adaptação em diferentes situações. Isso dá ao país uma flexibilidade política e uma capacidade de inovação invejáveis. O lado negativo é uma ambiguidade em relação às regras. Isso afeta o sistema político e as instituições, que por vezes operam com um certo desprezo pelas regras formais do jogo político. Esta flexibilidade também está ligada ao “familismo amoral”, um padrão moral que privilegia as relações familiares e permite um desrespeito às regras daquilo que é público. Essa é a dimensão do comportamento brasileiro que mais propicia a corrupção. Percorremos um importante caminho até considerar essas práticas negativas para o sistema político, mas ainda não conseguimos superá-las. Corrupção depende da percepção, já que quem é corrupto não o admite publicamente. Não existe método para classificá-la internacionalmente. Ela varia de acordo com a liberdade de imprensa e das instituições democráticas de cada país. Os índices, principalmente o da Transparência Internacional, não consideram essas dimensões. Então, vemos países com ótimas performances comparativas, mas sem mecanismos democráticos, como a Malásia. Hoje, o Brasil está distante de aceitar uma postura de “roubo, mas faço”. Mas esse sistema político se deslegitima quando a opinião pública percebe que ele não consegue tratar da corrupção no seu interior. O grande problema não é perceber a corrupção, mas puni-la. O combate está muito concentrado no Executivo, especialmente na Polícia Federal. Já a mídia não tem um papel muito claro. Ela prefere novos casos a seguir até o final os já existentes. Poderia ser mais transparente, acompanhar exaustivamente toda a tramitação e exercer uma pressão maior sobre o Judiciário para que as punições ocorram. Resposta de Leonardo Avritzer ao questionamento “O jeitinho brasileiro é uma forma de corrupção?”, publicada na Revista de História da Biblioteca Nacional, nº 42, de março de 2009.  
Na expressão “familismo amoral", a palavra em destaque, formada pelo sufixo “-ismo", designa um(uma);
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Alternativa correta: C - conduta ideológica, tal qual a palavra “machismo”.

A questão aborda a formação de palavras na língua portuguesa, focando especificamente no sufixo "-ismo". Para resolvê-la, é necessário entender os diferentes significados que esse sufixo pode conferir às palavras e identificar qual delas se aplica ao contexto apresentado.

O sufixo "-ismo" é bastante versátil e pode ser usado para formar palavras que designam correntes de pensamento, estilos artísticos, condutas ideológicas ou até terminologias científicas. Vejamos como isso se aplica a cada alternativa e por que a correta é a letra C:

A - corrente de pensamento, tal qual a palavra “marxismo”.
Embora "-ismo" possa realmente indicar uma corrente de pensamento, como em "marxismo", essa não é a definição apropriada para "familismo amoral". O texto trata do comportamento moral e social, não de uma doutrina ou filosofia.

B - estilo artístico, tal qual a palavra “romantismo”.
"-ismo" também é usado para designar estilos artísticos, como "romantismo". No entanto, o contexto de "familismo amoral" não se refere a um movimento artístico, mas a um padrão de comportamento.

C - conduta ideológica, tal qual a palavra “machismo”.
Esta é a alternativa correta. O termo "familismo amoral" refere-se a um tipo de comportamento ou conduta ideológica que favorece relações familiares sobre as regras públicas, semelhante ao que ocorre com "machismo", que designa uma conduta ideológica baseada na superioridade masculina. Portanto, ambos os termos descrevem atitudes ou comportamentos específicos.

D - terminologia científica, tal qual a palavra “alcoolismo”.
Apesar de "-ismo" poder ser utilizado em terminologias científicas como "alcoolismo", "familismo amoral" não é um termo científico, mas sim um conceito sociológico e comportamental.

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