O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segment...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318802 Medicina
O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente.
Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.
À luz dos Protocolos e diretrizes terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde sobre o Câncer de cólon e reto, analise as afirmativas a seguir.
I. A indicação para realização de PET-CT deve ser feita para detecção de metástase de câncer colorretal, exclusivamente hepática e potencialmente ressecável.
II. O tratamento padrão para o câncer do reto é a ressecção cirúrgica do tumor primário. Excetuando-se lesões T1, passíveis de excisão local em casos selecionados, a cirurgia requer a excisão total do mesorreto.
III. A quimioterapia adjuvante está indicada para doentes com câncer colorretal no estágio III e, excepcionalmente, nos estágios I e II.
IV. A quimioterapia prévia (pré-operatória) está indicada para doentes com câncer de reto no estágio II ou III, associada à radioterapia.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o protocolo e as diretrizes terapêuticas para o câncer colorretal, mais especificamente sobre as indicações para uso de PET-CT, o tratamento cirúrgico do câncer do reto, e o uso de quimioterapia adjuvante e pré-operatória. A afirmativa I está correta, pois o PET-CT é indicado para a detecção de metástases exclusivamente hepáticas e potencialmente ressecáveis no câncer colorretal. Essa ferramenta de imagem é usada para uma avaliação mais precisa da extensão da doença. A afirmativa II também é correta, pois o tratamento padrão para o câncer do reto é a ressecção cirúrgica, e na maioria dos casos, requer a excisão total do mesorreto, que é o tecido adiposo que envolve o reto. No entanto, há exceções, como lesões T1, que podem ser tratadas com excisão local em casos selecionados. A afirmativa III não está correta, pois a quimioterapia adjuvante, que é realizada após a cirurgia para eliminar as células cancerosas remanescentes, é indicada principalmente para doentes com câncer colorretal no estágio III. Em estágios I e II, a indicação é mais restrita e depende de outros fatores prognósticos. A afirmativa IV está correta e trata da quimioterapia neoadjuvante (pré-operatória), que é indicada para doentes com câncer de reto nos estágios II ou III e é frequentemente associada à radioterapia. Esse tratamento tem o objetivo de reduzir o tamanho do tumor, aumentar as chances de uma cirurgia bem-sucedida e diminuir o risco de recidiva. Portanto, a resposta correta é a alternativa C, que afirma que o que está correto é o que se afirma em I, II e IV, apenas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo