O câncer da próstata mais comum é o adenocarcinoma. Os sint...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318807 Medicina
O câncer da próstata mais comum é o adenocarcinoma. Os sintomas geralmente estão ausentes até o crescimento do tumor causar hematúria e/ou obstrução com dor. O diagnóstico é sugerido pelo toque retal e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA), sendo confirmado pela biópsia transretal com ultrassom.
Assinale a opção que indica os principais fatores de risco para o câncer de próstata.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a identificação dos fatores de risco mais importantes para o câncer de próstata. Para resolver essa questão, é necessário conhecer os fatores de risco que estão mais fortemente associados ao desenvolvimento dessa doença.

A alternativa correta é a E - Idade e história familiar.

O câncer de próstata é uma condição médica em que as células da próstata se multiplicam de forma descontrolada. Os fatores de risco mais significativos são:

  • Idade: O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta significativamente à medida que os homens envelhecem. A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos.
  • História familiar: Ter um parente de primeiro grau (como pai ou irmão) que teve câncer de próstata aumenta o risco de um homem desenvolver a doença.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - Tabagismo e idade: Embora a idade seja um fator de risco importante, o tabagismo não é um fator de risco significativo para o câncer de próstata.

Alternativa B - Tabagismo e etilismo: Nenhum dos dois é considerado um fator de risco primário para o câncer de próstata. Embora o etilismo possa estar associado a outros tipos de cânceres, não é um fator de risco principal para o câncer de próstata.

Alternativa C - Obesidade e etilismo: Embora a obesidade possa estar associada a um prognóstico pior no câncer de próstata, não é considerada um fator de risco principal como a idade ou a história familiar. O etilismo não é um fator de risco significativo.

Alternativa D - Tabagismo e história familiar: A história familiar é um fator de risco importante, mas o tabagismo não é. Portanto, essa combinação não representa os principais fatores de risco para o câncer de próstata.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda os fatores de risco do câncer de próstata, e a resposta correta é a alternativa E, que cita "Idade e história familiar" como os principais fatores de risco. Vamos entender o porquê: A incidência de câncer de próstata aumenta significativamente com a idade, sendo rara antes dos 40 anos e mais comum em homens acima dos 50 anos. De fato, a idade é um dos fatores de risco mais importantes para o câncer de próstata. Além disso, ter um pai ou irmão com câncer de próstata aumenta significativamente o risco de um homem desenvolver a doença, o que mostra a relevância da história familiar. As outras opções listam fatores que podem estar associados a diversos tipos de câncer ou condições de saúde adversas, mas não são os principais fatores de risco para o câncer de próstata. O tabagismo, por exemplo, é um fator de risco reconhecido para vários tipos de câncer, mas não tem uma associação tão forte com o câncer de próstata quanto com outros tipos de câncer, como o de pulmão. O etilismo (consumo excessivo de álcool) e a obesidade também são fatores de risco para várias doenças crônicas, porém, quando falamos especificamente sobre o câncer de próstata, a idade e a história familiar são mais diretamente relacionados ao seu risco. Portanto, a compreensão correta dos principais fatores de risco é crucial para a prevenção e detecção precoce dessa doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo