A reportagem da Isto é, além de informar sobre as consequên...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém me ajuda a entender "a caracterização de forma pessoal dos fatos...."
Esse pessoal se refere a forma como o autor escreve o texto ou aos persongens do texto?
Realmente não entendi bem essa afirmativa e marquei a D.
Caratecterização pessoal refere-se a algo que pode ser comum nos personagens:
Bira, Jair Careca, Rodneyre e Elpídio
Viver de bico é uma dessas características.
Os quatro não tinham noção do que era radiação e muito menos do que era césio. (Outra características) ...
[...]casas humildes [...] É um traço DESCRITIVO SUBJETIVO no texto, pois a casa pode ser na opinião do autor HUMILDE como não pode ser na opinião do leitor.
O texto há traço OPINATIVO , ou seja, um ponto de vista do autor: ... “sem pensar muito nessas coisas” ...
Respondendo Ana Carolina, esse pessoal vem do proprio autor, como ele enxerga a situação que ele descreve.
@Ana Carolina,
Na minha opinião, Esse "pessoal" refere-se à forma como o autor escreve, visto que há um pouco de opinião dele no texto.
► Narração: Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.
► Dissertação: Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.
► Descrição: Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.
► Injunção: São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.
► Exposição: O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário etc.
http://portugues.uol.com.br/redacao/tipos-textuais.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo