A definição a seguir diz respeito a qual classificação sobr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - A definição acima diz respeito à classificação do osso longo.
Os ossos longos são caracterizados por terem um comprimento maior que a largura e a espessura. Eles possuem uma estrutura típica, composta por duas extremidades chamadas epífises (proximal e distal), e uma parte central conhecida como diáfise. Um exemplo clássico de osso longo é o fêmur.
Agora, vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:
Alternativa A - Osso plano: Os ossos planos têm largura e comprimento consideravelmente maiores em comparação à espessura, como as escápulas e os ossos do crânio. Portanto, não possuem a estrutura de diáfise e epífises típica dos ossos longos.
Alternativa C - Osso curto: Os ossos curtos são aproximadamente iguais em comprimento, largura e espessura, como os ossos do carpo (pulso) e tarso (tornozelo). Eles também não possuem as extremidades distintas (epífises) e a diáfise.
Alternativa D - Osso sesamoide: Esses ossos são pequenos e redondos, encontrados próximos a articulações, como a patela. Eles atuam para proteger tendões contra forças de compressão, não apresentando o alongamento característico dos ossos longos.
Alternativa E - Osso pneumático: São ossos que contêm espaços aéreos, como os ossos do crânio (ex.: maxilar e esfenoide), contribuindo para a diminuição do peso da cabeça e participando da ressonância vocal. Não têm a forma alongada dos ossos longos.
Ao entender essas características, você pode identificar facilmente que a descrição fornecida na questão é mais apropriada para os ossos longos. Eles desempenham funções fundamentais no movimento e sustentação do corpo, graças à sua forma e estrutura.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A- Ossos planos ou laminares: possuem fina espessura e comprimento e largura equivalentes. Como exemplo, podemos citar os ossos do crânio.
B- Ossos Longos: o comprimento é consideravelmente maior que a largura e a espessura e podemos observar duas extremidades, denominadas diáfise e epífises, (uma distal e a outra proximal. Exemplos: fêmur, úmero, rádio, ulna, fíbula e falanges.
C- Ossos Curtos: São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais.
Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).
D- Ossos Sesamoides:
São ossos cujo diâmetro pode variar de milímetros a centímetros quando se desenvolvem em determinados tendões do corpo, conferindo proteção as regiões que suportam atritos, tensão e estresse físico. Exemplos: Patelas.
E-Ossos pneumáticos: apresentam características distintas dos demais grupos e, por isso, são classificados de maneira específica. Eles apresentam cavidades, chamadas de seios, e são revestidos de mucosas cheias de ar.
Exemplos: Ossos que fazem parte do crânio, como maxilar e temporal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo