Segundo Ana Maria Camargo, os documentos de arquivo são impe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q40335 Arquivologia
Segundo Ana Maria Camargo, os documentos de arquivo são impermeáveis e imunes a seu eventual uso interpretativo. Qualquer que seja o teor das informações neles contidas ? exploradas de inúmeras maneiras, com diversos propósitos e sob diferentes perspectivas teóricas pelos pesquisadores ?, o valor probatório dos documentos de arquivo continua a recair, com exclusividade, sobre as ações de que se originaram.

(Os arquivos e o acesso à verdade. In: Cecília Santos, MacDowell et al. Desarquivando a ditadura. São Paulo: Hucitec, 2009. p. 414-443)

Nessa óptica,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - a autenticidade se sobrepõe ao conteúdo informativo dos documentos de arquivo.

Vamos entender o porquê:

Segundo Ana Maria Camargo, um ponto crucial em Arquivologia é que os documentos de arquivo possuem um valor probatório que está intrinsicamente ligado às ações de onde se originam. Isso significa que, independentemente do teor das informações contidas nos documentos e das diversas interpretações que possam ser feitas pelos pesquisadores, o que realmente importa é a autenticidade dessas ações originais. Portanto, a autenticidade se sobrepõe ao conteúdo informativo.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - Esta alternativa afirma que o arquivo é apenas um corpus documental construído para validar hipóteses. No entanto, isso não é verdade, pois o arquivo vai além de validar hipóteses; ele é um registro autêntico das atividades e ações realizadas.

C - Esta opção sugere que o arquivo é um sistema que regula todas as formações discursivas. Embora arquivos possam influenciar formações discursivas, eles não as regulam; seu papel principal é a preservação e autenticação das informações sobre ações passadas.

D - A alternativa menciona que o arquivo é um ambiente onde nada é neutro, imparcial ou objetivo. Apesar de ser verdade que a interpretação dos documentos pode variar, o próprio documento de arquivo, em sua essência e autenticidade, deve ser considerado neutro e imparcial.

E - A última alternativa sugere que o sentido que os historiadores atribuem aos documentos passa a fazer parte deles. Isso é incorreto, pois a interpretação do historiador não altera a autenticidade do documento; o valor probatório continua a recair sobre as ações de que se originaram, independentemente das interpretações subsequentes.

Entender essas nuances é fundamental para quem estuda Arquivologia, pois ajuda a compreender a importância da autenticidade e da função probatória dos documentos de arquivo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

é praticamente interpretação de texto não exigindo profundos conhecimentos em arquivologia. A resposta está na primeira frase. "os documentos de arquivo são impermeáveis e imunes a seu eventual uso interpretativo.Qualquer que seja o teor das informações neles contidas".

Ora, se a autora afirma, em seu texto, que os arquivos são imunes ao eventual uso interpretativo e em seguida limita a existência de valor probatório para esses arquivos ao conhecimento das ações das quais se originaram, percebe-se que ela coloca a autenticidade dos arquivos em um primeiro plano, sobrepondo-se portanto até mesmo ao conteúdo informativo do qual se revestem, pois havendo dúvida quanto sua autenticidade é certo que seu conteúdo informativo restará prejudicado.

Sinceramente, achei essa questão muito difícil!!!
só essa questão?? informática e arquivologia na FCC são matérias surreais
Português e Direito, que deveriams er mais importantes, são ridiculamenta fáceis
pqp
Usemos o método LEGO! Vamos por partes:

Os documentos de arquivo são impermeáveis e imunes a seu eventual uso interpretativo.

Ou seja, a finalidade deles NÃO É SER interpretado! Sabemos disso, pois Arquivo é usado para GUARDAR documentos de forma ORGANIZADA.

O valor probatório dos documentos de arquivo continua a recair, com exclusividade, sobre as ações de que se originaram.
Ou seja, eles podem ser usados para provar algo, independente da aceitação disso!

Vamos recriar mediante essas partes o conceito de arquivo?

Arquivo guardam documentos que podem ser usados para provar algo, independente de sua interpretação!

a) a autenticidade se sobrepõe ao conteúdo informativo dos documentos de arquivo.
Autêntico é algo que tem o poder de provar! e quando diz que isso se sobrepõe ao conteúdo, que dizer, independe de sua interpretação. (ALTERNATIVA CORRETA)

b) o arquivo nada mais é que o corpus documental construído para validar hipóteses.
Vai logo no final ali! Validar Hipóteses, Só podemos validar algo se for concreto! Provado!

c) o arquivo é um sistema que regula todas as formações discursivas.
Arquivo não serve somente para  regular algo como se fosse um agente do DIP de Getúlio Vargas, ele serve para guardar informações! Regular não se encaixa em sua definição!

d) o arquivo é um ambiente em que nada é neutro, imparcial ou objetivo.
Arquivo é um ambiente que se importa com o teor documental! Isso justifca por exemplo o uso da tabela da temporalidade e o chamado juízo de valor do que se vai guardar!

e) o sentido que os historiadores lhes atribuem passa a fazer parte dos documentos de arquivo.
Se Historiador NÃO É PROFISSÃO! Quanto mais alguem com reputação para meter o bedelho num arquivo. KKKKK

TACA O DEDO NA ESTRELA SE VC GOSTOU!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo