Assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para aprimorar a compreensão sobre a conduta e as consequências jurídicas associadas aos servidores públicos frente a ilícitos administrativos, é necessário distinguir entre conceitos como exoneração, demissão e vacância, tendo como referência a Lei nº 8.112 de 1990 e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
A exoneração, mencionada na Alternativa A, não configura uma penalidade, mas um ato administrativo que pode ser voluntário ou compulsório, não relacionado a infrações pelo servidor. A Alternativa C define vacância de forma equivocada, uma vez que se trata da perda do cargo por motivos diversos, o que não corresponde ao ato descrito na opção apresentada.
Por outro lado, a Alternativa D aborda a demissão, uma penalidade para o servidor que comete infrações disciplinares. Esse ato não ocorre "a pedido", o que seria mais apropriado para o termo exoneração, nem é aplicável de forma tão simples aos ocupantes de cargos em comissão.
A Alternativa B destaca a jurisprudência do STF que permite a punição administrativa mesmo após uma absolvição penal, sob o conceito de "falta residual". Este entendimento reforça a independência entre as instâncias penal e administrativa, permitindo a punição administrativa baseada em evidências próprias, mesmo que o servidor tenha sido absolvido no âmbito penal, quando a absolvição não nega o fato ou a autoria do mesmo.
Portanto, com base na análise apresentada, o gabarito correto é a Alternativa B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
*STF - Súmula 18:
Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal, é admissível a punição administrativa do servidor público.
CERTA.
Segundo a Lei nº 8.112/90:
- Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
O artigo 126 do Estatuto traz em seu texto, a exceção à independência da tríplice responsabilização do servidor público, já que, via de regra, o servidor poderá ser responsabilizado penal, civil e administrativamente por uma mesma conduta, sendo cabível a cumulação de sanções em todas as esferas.
Não obstante a referida exceção, o Supremo Tribunal Federal fixou entendimento acerca daquelas situações que embora não se revistam como aptas a gerar condenação na espera penal, poderão substanciar responsabilização nas demais esferas, seja civil e/ou administrativa, nesse sentido:
- STF - Súmula vinculante 18: Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo Juízo Criminal, é admissível a punição administrativa do servidor público.
Pelo tudo exposto, correta a assertiva.
Luiz Pirath do Caribe
**Conquiste sua vaga nos principais concursos**
Se você está se preparando para o **PF administrativo**, **INSS**, **MPU** ou **TRT**, a sua aprovação começa aqui! A **Quick Mind: Mapas Mentais inteligentes** traz tudo o que você precisa para se destacar nas provas.
✅ Conteúdo completo e atualizado para cada concurso
✅ Estratégias de estudo para maximizar sua performance
✅ Dicas valiosas de especialistas para garantir sua vaga!
acesse o Instagram: @candy_concurseira e clique no link da bio**
Não perca tempo, comece agora a trilhar o caminho da aprovação!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo