Assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para aprimorar a compreensão sobre a conduta e as consequências jurídicas associadas aos servidores públicos frente a ilícitos administrativos, é necessário distinguir entre conceitos como exoneração, demissão e vacância, tendo como referência a Lei nº 8.112 de 1990 e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
A exoneração, mencionada na Alternativa A, não configura uma penalidade, mas um ato administrativo que pode ser voluntário ou compulsório, não relacionado a infrações pelo servidor. A Alternativa C define vacância de forma equivocada, uma vez que se trata da perda do cargo por motivos diversos, o que não corresponde ao ato descrito na opção apresentada.
Por outro lado, a Alternativa D aborda a demissão, uma penalidade para o servidor que comete infrações disciplinares. Esse ato não ocorre "a pedido", o que seria mais apropriado para o termo exoneração, nem é aplicável de forma tão simples aos ocupantes de cargos em comissão.
A Alternativa B destaca a jurisprudência do STF que permite a punição administrativa mesmo após uma absolvição penal, sob o conceito de "falta residual". Este entendimento reforça a independência entre as instâncias penal e administrativa, permitindo a punição administrativa baseada em evidências próprias, mesmo que o servidor tenha sido absolvido no âmbito penal, quando a absolvição não nega o fato ou a autoria do mesmo.
Portanto, com base na análise apresentada, o gabarito correto é a Alternativa B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
*STF - Súmula 18:
Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal, é admissível a punição administrativa do servidor público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo