A ocorrência do denominado princípio da incompetência progre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q303975 Gestão de Pessoas
Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.
A ocorrência do denominado princípio da incompetência progressiva dá-se em virtude da aplicação constante do recrutamento externo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, pessoal! Vamos esclarecer uma dúvida comum em concursos sobre gestão de pessoas. Há um conceito muito importante que precisamos entender: o Princípio de Peter.

Este princípio explica que, se não for bem gerenciado, o recrutamento interno pode levar a organização a promover seus colaboradores até que eles atinjam um nível em que não mais consigam desempenhar suas funções de forma competente. Isso quer dizer que a pessoa será promovida até o ponto em que ela não seja mais capaz de exercer suas atividades com eficiência.

É importante destacar que o erro na questão comentada se deu ao confundir recrutamento externo com recrutamento interno. O princípio mencionado está diretamente associado ao recrutamento interno, e não ao externo.

Espero que essa explicação tenha sido útil para vocês. O gabarito correto é letra E - Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ocorrência do denominado princípio da incompetência progressiva dá-se em virtude da aplicação constante do recrutamento externo.

o correto seria RECRUTAMENTO INTERNO.

Incompetência é a inabilidade de alguém de desempenhar adequadamente uma determinada tarefa ou missão.

A incompetência é o fator determinante do Princípio de Peter, que dita que em uma organização hierárquica os funcionários tendem a ser promovidos até chegarem a um cargo para o qual são incompetentes, e então lá permanecem.

Embora esse fenômeno seja largamente encontrado na sociedade e um fator significativo de ameaça ao seu funcionamento adequado, ainda é relativamente pouco estudado.

"O princípio de Peter, ou princípio da incompetência: De acordo com o autor (Laurence J. Peter), em organizações burocráticas hierarquicamente estruturadas os funcionários tendem a ser promovidos acima do seu 'nível de incompetência'. O autor a partir de um conjunto de observações, mostra como os funcionários costumam começar em posições hierárquicas inferiores. Porém, quando se mostram competentes na tarefa que desempenham, normalmente, são promovidos para posições hierárquicas superiores. Esse processo mantém-se até atingirem uma posição onde já não são competentes, claro que promoção é um processo que existe no recrutamento interno, daí o ponto negativo: favorecer  o Princípio de Peter." Trecho retirado do material da prof. Katia Lima.

Logo, a questão está errada ao falar que o princípio da incompetência progressiva dá-se em virtude da aplicação do processo externo, quando o certo seria dizer que dá-se em virtude do processo interno.
Olá pessoal (GABARITO ERRADO) , esta questão é difícil e já caiu em diversos certames vejam esta questão que define  conceito do PRINCÍPIO DE PETER: 

Q18427• ( STF/2008/ANALISTA JUDICIÁRIO/Área Administrativa)
"Uma das
desvantagens do recrutamento interno é conhecida como o princípio de Peter: se administrado incorretamente, leva a organização a promover continuamente seus empregados ou servidores, elevando-os até a posição ou função em que demonstram o máximo de sua incompetência( GABARITO CORRETO).

Ou seja, o erro da questão está no final ao referir-se ao RECRUTAMENTO EXTERNO.

Espero ter ajudado pessoal..


Nos times de futebol há muito disso...vários jogadores reservas quando entram para jogar os minutos finais correm com muita disposição e fazem um excelente jogo, com isso geralmente são promovidos a titulares, aí já não produzem, já se mostram incompetentes, voltando à condição de reserva, de onde nunca deveriam ter saído. Se eles fossem humildes para aceitar que só rendem poucos minutos, isso ajudaria muito a sua equipe e a sua carreira, pois o importante não é ser titular, mas sim ser importante para a equipe.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo