Com base nesse caso clínico, na imagem e nos conhecimentos m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673024 Medicina
Um paciente de 35 anos de idade chega ao pronto-socorro com dor torácica e dispneia há três horas. Ao exame físico, constata-se turgência jugular patológica. A ausculta pulmonar apresenta crepitantes até ápice pulmonar. Os exames de sangue demonstravam uma hemoglobina glicada de 10% e um colesterol LDL de 200 mg / dL. O médico, então, solicita um eletrocardiograma, representado a seguir.  

HAMPTON, J.; HAMPTON, J. The ECG Made Easy. 9a ed. Elsevier: Nova York, 2019. 

Com base nesse caso clínico, na imagem e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Deve-se utilizar a combinação de ácido acetilsalicílico (AAS) com ticlopidina, pelas diretrizes recentes da European Society of Cardiology (ESC), como primeira opção.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere ao tratamento de um paciente com suspeita de síndrome coronariana aguda, com base em um caso clínico e um eletrocardiograma. A afirmação de que se deve utilizar a combinação de ácido acetilsalicílico (AAS) com ticlopidina como primeira opção, segundo as diretrizes recentes da European Society of Cardiology (ESC), está incorreta. As diretrizes atuais da ESC recomendam uma terapia antiplaquetária dupla no contexto de síndrome coronariana aguda, mas a combinação preferencial inclui o uso de AAS com um inibidor P2Y12, como clopidogrel, prasugrel ou ticagrelor. A ticlopidina não é comumente usada em primeira opção devido ao seu perfil de efeitos colaterais. Portanto, a afirmação está errada, pois não reflete as diretrizes atuais para o tratamento inicial desta condição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo