Um servidor estável retornou ao cargo anteriormente ocupado,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q843298 Direito Administrativo
Um servidor estável retornou ao cargo anteriormente ocupado, após constatada, em estágio probatório, sua inabilitação para outro cargo. Com base nas disposições expressas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), esse servidor foi
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

 

        I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

        II - reintegração do anterior ocupante.

 

        Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

 a) readaptado - sofreu limitações e assumirá cargo com atribuições, nível de escolaridade e vencimentos afins. É uma alternativa a aposentadoria. 

 b)reconduzido - o servidor pode ser reconduzido por dois motivos: 1) sendo estável assumiu novo cargo e reprovou no estágio probatório, volta para o cargo anterior.   2) o 'dono' do cargo voltou (reintegração) assim se for estável o servidor volta pro seu cargo de origem, se não for estável, tchau! 

 c) reintegrado. servidor estável que teve como invalidada sua demissão

 d)aproveitado. é o servidor que estava disponível.

 

 

RECONDUÇÃO ocorrerá pelos seguintes motivos:

1. Por motivo de reintegração do demitido;

2. Por cargo extinto (Aqui posto antes em disponibilidade); e

3. Por inabilitação em estágio probatório.

GABARITO: B

 

Aproveito o disponível;

Reintegro o demitido;

Readapto o incapacitado;

Reverto o aposentado;

Reconduzo o inabilitado.

 

Obs.: 

Constituem exigências legais para a reversão por solicitação expressa do servidor: interesse da administração, aposentadoria voluntária, nos cinco anos anteriores ao pedido de retorno, estabilidade do servidor à época da aposentadoria, existência de cargo vago.

 

 

BONS ESTUDOS.

Complementando os comentários dos colegas:

STJ :

"A Recondução no serviço público federal independe de regime jurídico do novo cargo. Servidor federal estável, submetido a estágio probatório em novo cargo público, tem o direito de ser reconduzido ao cargo ocupado anteriormente, independentemente da esfera administrativa a que pertença o novo cargo."

 

Exemplo:

 

Fulano A, Auditor Fiscal da Receita Federal há 4 anos, passou no concurso para Auditor Fiscal do SEFAZ-RJ e decidiu assumir este último. Durante o estágio probatório desistiu do cargo ou foi reprovado na avaliação de desempenho. Nessa situação, Fulano A poderia ser reconduzido para o Cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal?

 

Sim, ainda que sejam cargos regidos por regimes jurídicos diferentes, Fulano A poderia ser reconduzido ao cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal, pois, segundo o entendimento do STJ, o vínculo jurídico com o serviço público originário somente se encerra com a aquisição da estabilidade no novo regime, ou seja, após a aprovação no estágio probatório no novo cargo.

 

Bons Estudos!!!.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo