No que se refere as dietas hospitalares modificadas em relaç...
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
As dietas fornecidas aos pacientes podem ser padronizadas com base em modificações específicas, que são classificadas segundo suas principais características, consistência, indicações terapêuticas e a composição dos alimentos e preparações. Além disso, as classificações podem variar de acordo com os protocolos adotados pelos serviços de nutrição de diferentes instituições de saúde.
Fonte: Waitzberg, Dan L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica / Dan L. Waitzberg. 5. ed. - Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.
No que se refere as dietas hospitalares modificadas em relação à consistência e a finalidade terapêuticas, julgue o item abaixo:
A dieta pastosa caracteriza-se pelas preparações de consistência espessada (presença de farináceos ou espessantes artificiais), constituídas de líquidos e alimentos semissólidos cujos pedaços se encontram em emulsão ou suspensão. É indicada para pacientes no pré-operatório de cirurgias do cólon, pós-operatório imediato e evolução da terapia nutricional - redução da nutrição parenteral e introdução da via oral. Deve ser utilizada na transição entre a dieta branda e a livre.