A Lei nº 8.666/1993 - Lei das Licitações dispõe que: “consti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q824499 Direito Administrativo
A Lei nº 8.666/1993 - Lei das Licitações dispõe que: “constitui motivo para rescisão do contrato a não liberação, por parte da Administração, de área, local ou objeto para execução de obra, serviço ou fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das fontes de materiais naturais especificadas no projeto” (artigo 78, inciso XVI). Essa previsão legal corresponde a qual das hipóteses que justificam a inexecução do contrato?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D

 

São hipóteses de Fato da Administração, as previstas no art. 78, incisos XIV, XV, e XVI, da lei 8666/93, como a suspensão da execução do contrato, por ordem da Administração, por mais de 120 dias; o atraso no pagamento, pelo Poder Público, por mais de 90 dias e a não liberação, pela Administração, de área, local ou objeto para execução de obra ou serviço.

 

Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/211388/em-que-consiste-o-fato-da-administracao-e-quais-as-suas-consequencias-ariane-fucci-wady

 

Acredito que a Karina Pereira trocou o conceito de força maior pelo de caso fortuito .

* Força maior: decorre de forças da natureza.

* Caso fortuito: é proveniente de ato humano.

Fonte: www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/791/Caso-fortuito

bons estudos.

Gabarito: letra D

 

A) FATO DO PRÍNCIPE ocorre quando determinação estatal, sem relação direta com o contrato administrativo, o atinge de forma indireta, tornando sua execução demasiadamente onerosa ou impossível. Como exemplo, podemos imaginar a seguinte situação: a empresa X é contratada por uma Prefeitura para fornecer merenda escolar a um preço Y. Um novo tributo é criado e aplicado sobre o arroz, aumentando consideravelmente seu preço e causando desequilíbrio no contrato.

 

B)  FORÇA MAIOR é um evento previsível ou imprevisível, porém inevitável, decorrente das forças da natureza, como o raio, a tempestade etc.


C) CASO FORTUITO  é o evento proveniente de ato humano, imprevisível e inevitável, que impede o cumprimento de uma obrigação, tais como: a greve, a guerra etc. 

 

D) FATO DA ADMINISTRAÇÃO é uma das causas que impossibilitam o cumprimento do contrato administrativo pelo contratado. Ele pode ser definido como toda ação ou omissão do Poder Público, especificamente relacionada ao contrato, que impede ou retarda sua execução.

 

E) INTERFERÊNCIAS IMPREVISTAS são situações já existentes à época da celebração do contrato, mas passíveis de serem descobertas apenas durante sua execução, causando desequilíbrio ao contrato. Como exemplo temos o caso em que, após contratada empresa, pelo Poder Público, para determinada construção, descobre-se que há problemas com o subsolo que podem comprometer a segurança da obra.

_________________________________________________

Fontes:

http://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/791/Caso-fortuito 

http://ricardogaefke.blogspot.com.br/2011/01/fato-do-principe-fato-da-administracao.html?m=1

 

LETRA D

 

Fato da administração - Realização material/omissão da administração que não possui a finalidade de produção de efeitos jurídicos, embora possam deles eventualmente decorrer efeitos jurídico

 

 "não liberação, por parte da Administração, de área, local ou objeto para execução de obra, serviço ou fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das fontes de materiais naturais especificadas no projeto" ----> OMISSÃO

Por isso que é bom estar forte em ato administrativo para estudar licitação!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo