Giovani deseja comprar imóvel de Vina. Para isso, solicita a...
Giovani deseja comprar imóvel de Vina. Para isso, solicita ao cartório a cadeia dominial relativa àquela matrícula e descobre que Vina nunca foi a proprietária daquele imóvel. O atual proprietário é Sebastião, tio de Vina, o qual permite que ela ocupe o imóvel gratuitamente.
Com base nessa situação hipotética e à luz da Lei de Registro de Imóveis, bem como da noção de propriedade e ações judiciais de proteção da posse e da propriedade, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender essa questão, é essencial entender os conceitos de propriedade e registro imobiliário, além das ações judiciais relacionadas à posse e propriedade. A questão gira em torno da titularidade de um imóvel e os direitos de compra associados a ele.
De acordo com a Lei de Registro de Imóveis (Lei nº 6.015/1973), somente o registro do imóvel é capaz de transferir a propriedade. O artigo 1.245 do Código Civil reforça que a transferência da propriedade de bens imóveis se dá pelo registro do título translativo no Cartório de Registro de Imóveis.
Exemplo Prático: Imagine que você quer comprar um carro. Para que legalmente ele seja seu, não basta pagar ao vendedor; é necessário transferir o documento no DETRAN. Com imóveis, o processo é semelhante: a propriedade é transferida apenas com o devido registro no cartório.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa correta é a Alternativa D: "Giovani deve comprar o imóvel de Sebastião." Isso se deve ao fato de que Sebastião é o proprietário registrado do imóvel, conforme a cadeia dominial obtida no cartório. Vina possui apenas a posse, mas não a titularidade, portanto, não pode vender o imóvel legalmente.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: "Giovani deve comprar o imóvel de Vina, independentemente de o registro estar em nome de Sebastião." Esta opção está incorreta porque apenas o titular registrado pode vender o imóvel legalmente.
Alternativa B: "Giovani deve por meio de ação demarcatória, dividir o imóvel com Vina." Esta alternativa é inválida, pois a ação demarcatória se refere a questões de limites de propriedades, não aplicável aqui.
Alternativa C: "Giovani deve adquirir a posse do imóvel por ação possessória." Não é uma solução válida, já que Giovani busca a propriedade, não apenas a posse.
Alternativa E: "Giovani e Sebastião devem juntos entrar com ação reivindicatória para reaver o imóvel de Vina." Esta opção não faz sentido, pois não há o que reivindicar em nome de Giovani, que ainda não é proprietário.
Uma possível pegadinha nesta questão é a confusão entre posse e propriedade. A posse não confere automaticamente o direito de venda.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo