Acerca de busca e apreensão, assinale a opção correta.
Acerca de busca e apreensão, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C) Se for recalcitrante o morador, será permitido usar força contra móveis da casa para localizar o que se quer apreender.
Recalcitrante: adjetivo que possui capacidade de resistir ou teimar, que resiste com teimosia; teimoso ou obstinado.
Alternativa A. Art. 245 do CPP. As buscas domiciliares serão executadas de dia, salvo se o morador consentir que se realizem à noite, e, antes de penetrarem na casa, os executores mostrarão e lerão o mandado ao morador, ou a quem o represente, intimando-o, em seguida, a abrir a porta.
Alternativa B. Art. 244 do CPP. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.
Alternativa C. (Correta) Art. 245, § 3º do CPP. Recalcitrando o morador, será permitido o emprego de força contra coisas existentes no interior da casa, para o descobrimento do que se procura.
Alternativa D. Art. 241 do CPP. Quando a própria autoridade policial ou judiciária não a realizar pessoalmente, a busca domiciliar deverá ser precedida da expedição de mandado.
A parte em que diz que a própria autoridade policial pode realizar a busca domiciliar independentemente de mandado é inconstitucional. A autoridade policial (o delegado) ou seus agentes só podem realizar a busca domiciliar com mandado judicial (o delegado não está autorizado a expedir o mandado). É a redação do artigo 5º, inciso XI, da CF: A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
Alternativa E. Tema 280 do STF – tese firmada: A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados. RE 603.616
241, CP: Quando o próprio juiz não a realizar pessoalmente ou não for situação de flagrante delito, a busca domiciliar deverá ser precedida da expedição de mandado, mediante representação da autoridade de polícia administrativa ou judiciária ou requerimento do Ministério Público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo