A Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente Grave ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IV - UFG Órgão: UFR Prova: CS-UFG - 2023 - UFR - Nutricionista |
Q2330798 Nutrição
A Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente Grave (2023) classifica com nível de evidência alto 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - a contraindicação de uso parenteral de glutamina para pacientes na fase aguda de doença grave.

O tema central da questão refere-se às diretrizes para a terapia nutricional em pacientes graves, particularmente no que se refere a práticas de nutrição enteral e parenteral embasadas em evidências científicas de alto nível. Para resolver essa questão, é necessário conhecer as recomendações atualizadas da BRASPEN de 2023 para o manejo nutricional de pacientes críticos, focando em como essas diretrizes classificam diferentes intervenções nutricionais.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B destaca a contraindicação do uso parenteral de glutamina em pacientes na fase aguda de doenças graves. Esta contraindicação é baseada em evidências científicas que indicam que o uso de glutamina neste contexto não traz benefícios e pode até ser prejudicial, sendo, portanto, classificada com um alto nível de evidência. O reconhecimento de quando não usar determinados suplementos ou intervenções é tão importante quanto saber quais usar, especialmente em pacientes críticos.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Esta alternativa menciona uma superioridade clínica entre a nutrição parenteral pronta para uso e a individualizada. Porém, as diretrizes não classificam essa diferença com alto nível de evidência, pois ambas têm seus contextos adequados de uso, e a escolha deve ser feita com base em fatores específicos do paciente e do sistema de saúde.

C: A indicação do uso rotineiro de nutrição enteral especializada na pancreatite aguda leve e moderada não possui um respaldo de alto nível de evidência nas diretrizes. A prática clínica geralmente orienta uma nutrição enteral padrão, exceto em casos específicos de necessidades nutricionais.

D: O uso de dietas com alto teor de lipídio e baixo teor de carboidrato para pacientes críticos com disfunção pulmonar não é uma recomendação com alto nível de evidência. Embora existam estudos sobre o tema, ainda há debate sobre a efetividade e segurança dessas dietas em pacientes críticos, especialmente quanto à aplicação rotineira.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O uso parenteral de glutamina está contraindicado para pacientes na fase aguda de doença grave, com disfunção orgânica múltipla, disfunção renal, disfunção hepática ou instabilidade hemodinâmica e em doses acima de 0,5 g/kg/d. Nível de evidência: alto" (BRASPEN, 2023, p.25).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo