Um grupo de psicólogo se reúne para estudar e discutir caso...
Menina, 11 anos, apresenta gagueira e baixa autoestima. Situação: Não conseguir falar em público Pensamento: Vão rir de mim Emoção: ansiedade Comportamento: Esquiva de falar público, faltando a aula quando tem alguma apresentação.
Com qual abordagem esse grupo de psicólogos trabalha?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Cognitiva Comportamental
A questão apresentada refere-se à abordagem cognitiva comportamental, que é a alternativa correta. Esta abordagem psicológica se concentra na inter-relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Segundo essa perspectiva, o modo como os indivíduos percebem uma situação influencia diretamente suas reações emocionais e comportamentais.
No exemplo citado, temos uma menina de 11 anos que experimenta gagueira e baixa autoestima. A situação de não conseguir falar em público evoca um pensamento negativo específico: "Vão rir de mim". Isso gera uma emoção de ansiedade, que por sua vez leva a um comportamento de esquiva, como faltar à aula quando há uma apresentação.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) trabalha justamente para identificar e modificar esses pensamentos automáticos disfuncionais, a fim de promover mudanças emocionais e comportamentais mais adaptativas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Centrada na pessoa: Esta abordagem, desenvolvida por Carl Rogers, foca na experiência subjetiva do cliente e na criação de um ambiente terapêutico de aceitação e empatia. Não se concentra diretamente na relação entre pensamentos, emoções e comportamentos como a TCC.
C - Gestalt-terapia: A Gestalt-terapia enfatiza a percepção e a experiência presente, encorajando a tomada de consciência e a integração das partes de si mesmo. Embora trate de emoções e comportamentos, não se foca na interação com os pensamentos da maneira proposta pela TCC.
D - Psicanalítica: A abordagem psicanalítica, originada por Sigmund Freud, olha para os processos inconscientes e a influência das experiências passadas. Enquanto explora emoções e comportamentos, não prioriza a análise de pensamentos conscientes imediatos como a TCC faz.
Compreender a dinâmica entre pensamentos, emoções e comportamentos é crucial para identificar a abordagem cognitivo-comportamental, que oferece ferramentas práticas para lidar com problemas como ansiedade e esquiva, conforme apresentado no caso da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C
LETRA C
A Terapia Cognitiva Comportamental, compreende que a maneira como as pessoas interpretam as suas experiências determina como elas se sentem e se comportam.
Gabarito B.
"Dessa forma, os níveis de cognição estão definidos como (do mais profundo ao mais acessível em nossa consciência): crenças centrais desadaptativas (tríade cognitiva), crenças intermediárias (regras) e pensamentos automáticos (distorções cognitivas, que influenciam emoção e comportamento)."
Fonte: https://www.ethospsi.com/servicos/terapia-cognitivo-comportamental/#:~:text=Dessa%20forma%2C%20os%20n%C3%ADveis%20de,que%20influenciam%20emo%C3%A7%C3%A3o%20e%20comportamento).
Dattebayo. ✌
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo