O processo que se refere à passagem do modo fordista de acum...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972948 História
O processo que se refere à passagem do modo fordista de acumulação capitalista, dominante de 1920 a 1970, principalmente a partir de 1945, com o reforço keynesiano, para um modo menos rígido, como forma de superar a crise do capital, verificada a partir do início dos anos de 1970, foi denominado
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O termo Acumulação Flexível se refere à transição de um sistema de produção mais rígido, conhecido como fordismo, para um paradigma mais maleável e adaptativo frente às exigências do mercado e necessidades de superação de crises. Esta mudança se deu principalmente após a constatação de dificuldades no sistema capitalista em torno do início dos anos 1970.

Essa transição é marcada por uma maior flexibilidade nas práticas de trabalho, na produção, na organização empresarial e nos padrões de consumo. Aspectos notáveis desta mudança incluem a descentralização da produção, a adoção de tecnologias de informação avançadas e o desenvolvimento da globalização econômica.

A alternativa correta, que se destaca como a resposta para a questão é a Letra A - Acumulação flexível. As outras opções, embora relacionadas ao contexto econômico global, não capturam especificamente o processo de transição do modo fordista para um regime de acumulação capitalista mais flexível.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo Harvey ( apud Freire,2003, p.31)...é o conceito de Acumulação Flexível, (resposta A)

Alguém pra explicar essa questão?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo