Para Marx, é o fundamento ontológico-social do ser social; é...
Para Marx, é o fundamento ontológico-social do ser social; é ele que permite o desenvolvimento de mediações que instituem a diferencialidade do ser social em face de outros seres da natureza (BARROCO, 2006).
A sentença se refere à noção de
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
Para Marx “o trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social; é ele que permite o desenvolvimento de mediações que instituem a diferencialidade do ser social em face de outros seres da natureza” (BARROCO, 2006, p.26).
BARROCO, Maria Lucia Silva. Trabalho, ser social e ética. In: Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Força, guerreiros(as)!!
Cespe 2016
De acordo com a ontologia do ser social, a dimensão teleológica deve estar presente no processo de trabalho do assistente social, articulando as escolhas que ele fará quanto ao objeto, aos meios de trabalho, às atividades e às finalidades de sua atuação.
Aocp 2020
É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui, se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva, consciente; é por essa socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade.
A Ontologia do ser social refere-se ao estudo filosófico da natureza do ser social, buscando compreender as características essenciais que distinguem os seres humanos do restante da natureza e isso é, segundo a tradição hegeliana, herdada por Marx, trabalho. O trabalho é considerado o fundamento ontológico do ser social, uma vez que a atividade laboral desempenha um papel central na organização da vida humana e na formação da sociedade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo