A decisão pela emissão de um parecer adverso deve ocorrer di...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Quando o auditor independente constata a existência de erros significativos que afetam, de forma relevante, o conjunto das Demonstrações Contábeis.
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda o conceito de parecer adverso na prática de auditoria. O parecer adverso ocorre quando o auditor verifica a presença de erros ou distorções significativas nas demonstrações contábeis de uma empresa, a ponto de comprometer a confiabilidade dessas informações. Para resolver a questão, é necessário entender quando é apropriado um auditor emitir um parecer adverso, o que envolve conhecimentos sobre normas de auditoria e contabilidade.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa B é a correta porque descreve precisamente a situação que leva um auditor a emitir um parecer adverso. Quando há erros significativos nas demonstrações contábeis, que afetam sua totalidade, isso compromete a visão fiel da situação financeira da empresa, demandando um parecer que reflita essas limitações.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Na falta de divulgação de informações relevantes por parte da administração.
Embora a falta de divulgação seja um problema, essa situação geralmente leva à emissão de um parecer com ressalva ou um parecer adverso, caso a omissão seja muito significativa. Porém, por si só, não é suficiente para um parecer adverso se não comprometer materialmente o todo das demonstrações.
C - Quando a empresa encontra-se sem liquidez e em situação financeira de pré-insolvência.
A condição financeira da empresa, como falta de liquidez, pode ser um indicador de problemas, mas não é suficiente para um parecer adverso. Essa situação pode ser relatada como uma ênfase ou uma nota explicativa nas demonstrações, mas não necessariamente compromete a veracidade das informações contábeis apresentadas.
D - Quando o auditor não conseguiu acompanhar a contagem de estoques e o seu valor é relevante.
Neste caso, a não observação dos estoques poderia levar a uma limitação de escopo e resultar em um parecer com ressalva ou abstenção de opinião. Não se trata de um erro ou distorção que afeta a totalidade das demonstrações, portanto não leva a um parecer adverso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: LETRA B
Complementando!
NBC TA 705:
Opinião adversa:
8. O auditor deve expressar uma “Opinião adversa” quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
=-=-=-=
INDO MAIS ALÉM!
NBC TA 700:
Opinião não modificada:
- 7. c) Opinião não modificada é a opinião expressa pelo auditor quando ele conclui que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
NBC TA 705:
Opinião com ressalva:
- 7. O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando: (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
=-=-=-=
NBC TA 200
Objetivos gerais do auditor
11. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
(a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de DISTORÇÃO RELEVANTE, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo