Assinale a alternativa correta quanto ao tratamento farmaco...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa D é a correta.
A questão aborda o tratamento farmacológico da ansiedade, um tema fundamental em Psicofarmacologia, que é o estudo dos efeitos dos medicamentos no comportamento humano. Para responder adequadamente, é necessário conhecer os diferentes tipos de medicamentos utilizados no tratamento da ansiedade e seus mecanismos de ação.
Alternativa D menciona que os benzodiazepínicos são frequentemente utilizados devido ao seu rápido início de ação, sendo superiores aos antidepressivos para aliviar sintomas somáticos e autonômicos relacionados aos transtornos de ansiedade. Isso está correto porque os benzodiazepínicos, como o diazepam e o alprazolam, têm uma ação mais imediata, proporcionando alívio rápido dos sintomas de ansiedade aguda. Eles atuam como agonistas dos receptores GABA-A, aumentando a atividade do neurotransmissor inibitório GABA no cérebro, o que reduz a excitabilidade neuronal.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Não é correto afirmar que os benzodiazepínicos podem ser usados de maneira perene (contínua), mesmo em períodos de agravamento dos sintomas. O uso prolongado de benzodiazepínicos pode levar à tolerância, dependência e síndrome de abstinência. Eles são recomendados para uso a curto prazo ou de forma intermitente.
Alternativa B: A explicação fornecida nesta alternativa está incorreta. Os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS), como a fluoxetina e a sertralina, são usados no tratamento da ansiedade devido ao seu efeito na regulação dos níveis de serotonina no cérebro, e não diretamente pela hiperativação do locus coeruleus. O locus coeruleus está mais relacionado com a resposta ao estresse, mas a principal razão do uso dos ISRS está ligada ao seu efeito sobre o sistema serotonérgico.
Alternativa C: Esta alternativa está incorreta porque menciona que a paroxetina, sertralina e escitalopram são os Inibidores da Recaptação de Serotonina e Noradrenalina (IRSN) com mais estudos favoráveis para o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Na verdade, esses medicamentos são ISRS e não IRSN. Os IRSN incluem medicamentos como a venlafaxina e a duloxetina.
Alternativa E: A buspirona, utilizada no tratamento da ansiedade, mostra eficácia, mas esta alternativa apresenta informações incorretas. A buspirona é geralmente bem tolerada e não está associada ao desenvolvimento de síndrome metabólica. Além disso, seus efeitos colaterais são geralmente leves e não incluem significativos efeitos adversos metabólicos.
Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender o tema e a justificar a escolha da alternativa correta. Se houver mais dúvidas ou se precisar de mais detalhes sobre algum ponto, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo