A respeito do Diretório dos Índios, publicado em 1757 e apli...
( ) Manifestava o projeto colonizador de "civilizar" os nativos mediante a educação e o trabalho, alçando-os à condição de súditos de Sua Majestade.
( ) Apoiava a fundação de vilas nos lugares das antigas aldeias missionárias, medida de caráter estratégico, pois visava o povoamento e a defesa das fronteiras.
( ) Modificava a legislação indigenista vigente, estabelecendo que o poder temporal sobre os nativos livres da escravidão seria exercido por diretores seculares.
As afirmativas são, de cima para baixo,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No Brasil o grande objetivo do Diretório era o de organizar a administração e o governo dos indígenas do Pará e Maranhão, sendo suas atribuições estendidas para todo o Brasil no ano seguinte, com o estabelecimento de diretórios em outras capitanias. Os aldeamentos indígenas ganharam a condição de vilas ou aldeias, e passaram a ser administrados por agentes públicos, não mais por religiosos. Desta forma a coroa portuguesa buscava retirar poder das mãos da Igreja Católica e, particularmente da Ordem Jesuíta, de suas colônias, sendo o Brasil sua área colonial mais importante e rica.
Acerca do Diretório dos Índios são apresentadas três afirmativas
VERDADEIRA- Os maiores aldeamentos nativos criados por jesuítas , salvo raras exceções, estavam localizados em áreas estratégicas e próximas a fronteiras , tanto no sul quanto nos estados do Maranhão e Grão-Pará. Era interessante criar vilas onde antes havia aldeamentos visando a defesa do território.
VERDADEIRA- O poder sobre os nativos libertos da escravidão era do clero católico por ter sido este sempre opositor da escravidão de nativos, exceto como resultante de guerra justa. Retirar do clero tal função é minar seu poder, o que é um dos objetivos da coroa com a publicação do Diretório dos Índios .
Alternativas:
A) INCORRETA
B) INCORRETA
C) INCORRETA
D) INCORRETA
E) CORRETA
RESPOSTA: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
e
Diretores seculares?
Resposta letra E.
Explicando as questões.
O Diretório dos Índios (1757) foi efetivado pela política administrativa de Marques de Pombal, tendendo a racionalizar o governo português, principalmente em relação as suas colônias. O diretório dos Índios também foi estabelecido para retirar poder da Companhia de Jesus (jesuítas) na catequização de indígenas, medida que foi levada a prática em 1759.
- Essa afirmativa se encontra na instrução nº 1 do diretório. (...sem que haja quem os possa dirigir, propondo-lhes não só os meios da civilidade, mas da conveniência, e persuadindo-lhes os próprios ditames da racionalidade, de que viviam privados, para que o referido Alvará tenha a sua devida execução...)
- Essa afirmativa se encontra na instrução nº 2 do diretório. (...que os Índios existentes nas Aldeias, que passarem a ser Vilas, sejam governados no Temporal pelos Juizes Ordinários, Vereadores, e mais Oficiais de Justiça; e das Aldeias independentes das ditas Vilas pelos seus respectivos Principais...)
- Essa afirmativa se encontra na instrução nº 2 do diretório. (..., sejam governados no Temporal pelos Juizes Ordinários, Vereadores, e mais Oficiais de Justiça; e das Aldeias independentes das ditas Vilas pelos seus respectivos Principais: Como só ao Alto, e Soberano arbítrio do dito Senhor compete o dar jurisdição ampliando-a, ou limitando-a como lhe parecer justo...)
Fonte:
https://www.nacaomestica.org/diretorio_dos_indios.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo