A investigação toxicológica é comum nos casos de morte viole...
A investigação toxicológica é comum nos casos de morte violenta que podem se dar por acidentes, homicídios ou suicídios ou ainda em se tratando de averiguação de intoxicações exógenas que contribua para o diagnóstico na clínica médica. Assim, sobre as circunstâncias de um exame toxicológico, julgue as assertivas abaixo:
I- O valor científico de uma análise e a significância dos resultados, obviamente, não são influenciadas pela propriedade das amostras, ou seja, a amostra analisada representa apenas parte da composição do todo.
II- Os métodos mais comuns em triagem de substâncias psicoativas apreendidas são os colorimétricos e a cromatografia em camada delgada (CCD), e os de confirmação são os cromatográficos em fase gasosa (CG) e fase liquida (CLAE). Já a espectrometria de massas acoplada tanto ao CG quanto à CLAE é a técnica de eleição pois fornece a “impressão digital” da substância.
III- As análises toxicológicas em fluidos biológicos com finalidade forense são realizadas, exclusivamente no Brasil, em laboratórios privados credenciados pelas Secretarias de Segurança Pública estadual.
IV- Os efeitos tóxicos ou adversos de um agente químico sobre um sistema biológico serão produzidos quando este, ou seus produtos de biotransformação, alcance os sítios alvos da ação. Portanto, a resposta tóxica é dependente de vários fatores que irão influenciar a toxicidade de um composto, quais sejam, propriedades físicas e químicas do agente, a susceptibilidade do sistema biológico do indivíduo e as condições de exposição.
Estão CORRETAS as afirmativas: