Julgue os itens a seguir, a respeito da teoria dos direitos ...
O pluralismo político traduz a liberdade de convicção filosófica e política, assegurando aos indivíduos, além do engajamento pluripartidário, o direito de manifestação de forma apartidária.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (56)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Constituição brasileira de 1988 prima pelos direitos individuais, pela liberdade de pensamento, de reunião, associação e manifestação. O pluralismo político adotado pelo país aceita grupos, partidos e indivíduos com convicções filosóficas e políticas diversas e o engajamento político não precisa estar vinculado a nenhum partido, podendo ser apartidário. Correta a afirmativa.
RESPOSTA: CertoClique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém sabe o fundamento dessa questão???
Pluralismo político (conteúdo constitucional) = Liberdade de convicção filosófica (modo de pensar o mundo) e política + prática do engajamento pluripartidário (vários partidos reunidos disputando o espaço político) + convicção filosófica intrínseca de forma apartidária.
Essa parece ser a nova "moda" nas questões do CESPE. Vejam que essas palavras "engajamento pluripartidário" dão claramente a entender que o cidadão pode se engajar em mais de um partido, enquanto que o pluripartidarismo tem relação com pluralidade de opiniões. Devemos ficar atentos, pois não é a primeira questão que vejo ser construída com muita confusão em suas palavras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo