Os autores Jean-Yves Rosseau e Carol Couture propuseram o e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1911901 Arquivologia
Os autores Jean-Yves Rosseau e Carol Couture propuseram o estabelecimento de sete funções arquivísticas, a saber: produção/criação, avaliação, classificação, descrição, difusão, preservação e aquisição. Identifique a opção que apresenta uma atividade arquivística típica dos arquivos permanentes.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão cita as sete funções arquivísticas, de Jean-Ynes Rousseau e Carol Couture e busca a função que é desenvolvida no âmbito dos arquivos permanentes. 

a) Errada. A avaliação é a função arquivística que determina por quanto tempo cada conjunto documental vai ficar nas fases do ciclo vital dos documentos, se esses documentos serão eliminados ou recolhidos para os arquivos permanentes. A avaliação não é uma função aplicada em uma determinada fase do ciclo vital, mas fornece as bases para a existência do ciclo vital. Explicando melhor: a função avaliação não é desenvolvida nos arquivos correntes, mas é por causa da atuação dela que se sabe por quanto tempo os documentos ficarão nos arquivos correntes antes de serem eliminados, transferidos para os arquivos intermediários ou recolhidos diretamente para o arquivo permanente.
b)  Errada. A função arquivística Criação/Produção diz respeito às intervenções que o arquivista deve fazer no processo de produção/criação de documentos com o objetivo de só produzir o que é necessário, da maneira mais eficiente possível. Essa função é aplicada no âmbito dos arquivos correntes, no momento da produção do documento.
c) Errada. Classificar significa ler o documento, entender a qual função/atividade institucional ele faz referência e, ao fazer essa identificação, o responsável deve procurar em qual classe do Plano de Classificação da instituição essa função/atividade identificada pode ser encaixada. Quando essa classe é encontrada, o código da classe deve ser anotado no canto superior direito do documento, caso estejamos falando de um documento sem suporte papel, ou deve ser inserido no campo descrição, caso estejamos falando de um sistema informatizado. A classificação é realizada no momento de produção ou recebimento dos documentos, no arquivo corrente ou no protocolo. 
d) Certa. A descrição é uma função arquivística que consiste em analisar o documento, retirar os elementos que o representa e criar instrumentos de pesquisa, a partir desses elementos coletados, para facultar o acesso no âmbito dos arquivos permanentes, o que torna a questão correta. É bom salientar que a descrição é uma função arquivística utilizada preponderantemente nos arquivos permanentes, mas não necessariamente.
e) Errada. A produção é a mesma função arquivística da chamada criação, trabalhada na letra B.

Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Atividades Típicas dos arquivos permanentes:

ARRANJO -----> Ordenação dos documentos ( prioriza as funções e atividades do órgão de origem)

- DESCRIÇÃO ------> Elaboração de instrumentos de pesquisa nos quais os documentos estarão descritos e possibilitarão ao usuário conhecer o conteúdo do arquivo, é aplicado ao conjunto de documentos.

PUBLICAÇÃO -------> divulgação dos instrumentos de pesquisa.

CONSERVAÇÃO -------> aplicação de técnicas que permitam garantir longevidade.

- REFERÊNCIA --------> disponibilização do acervo para pesquisa ao público externo.

As principais atividades dos arquivos permanentes são:  DE CO RAR

DEscrição (informações sobre os documentos ou o conjunto como um todo)/publicação (de obras de referência sobre o arquivo)

COnservação (para aumentar ao máximo a existência do documento)

Referência (relação do arquivo com a instituição, com a sociedade, com fatos ou eras específicas)

ARranjo (o instrumento utilizado para a classificação (organização) dos documentos do arquivo permanente)

-->A descrição consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa a serem utilizados pelos usuários (guias, inventários, catálogos, por exemplo). 

(CESPE-UNB/MPU/2010) A descrição, uma das atividades desenvolvidas no arquivo permanente, é concretizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa.

Certo.

Arquivo Permanente: Arranjo; Descricao/ Publicação; Difusão/Referencia; Conservacao

Gabarito: D.

 

Comentário: São atividades típicas dos Arquivos Permanentes:

·        Arranjo

·        Descrição e Publicação

·        Referência

·        Conservação

·        Difusão

.

Alexandre Oliveira - Professor de Arquivologia

Ctt: Insta: @xandi.oliveirac   e-mail: [email protected]

A questão busca a função arquivística desenvolvida no âmbito dos arquivos permanentes.

As sete funções Arquivísticas são:

  1. Criação/Produção
  2. Classificação
  3. Avaliação
  4. Descrição
  5. Conservação/preservação
  6. Aquisição
  7. Difusão/acesso

a) Errada. Avaliação: decidir por quanto tempo cada um deve ficar nos arquivos correntes e intermediários, além de definir se a destinação final será a eliminação ou o recolhimento para a guarda permanente. A avaliação, portanto, é uma atividade prévia ao arquivo permanente.

b) e e) Errada. Criação/Produção: intervenções que o arquivista deve fazer no processo de produção/criação de documentos com o objetivo de só produzir o que é necessário, da maneira mais eficiente possível. Essa função é aplicada no momento de produção, bem distante do arquivo permanente.

c) Errada. Classificação: classificar significa ler o documento, entender a qual função/atividade institucional ele faz referência e, ao fazer essa identificação, o responsável deve procurar em qual classe do Plano de Classificação da instituição, essa função/atividade identificada pode ser encaixada.A classificação é aplicada no momento que o documento é produzido, e não nos arquivos permanentes.

d) Certa. Descrição: consiste em analisar o documento, retirar os elementos que o representa e criar instrumentos de pesquisa, a partir desses elementos coletados, para facultar o acesso. A descrição pode ser aplicada em qualquer fase do ciclo documental, entretanto, é uma atividade tipicamente do arquivo permanente justamente pela ligação com os instrumentos de pesquisa e com a necessidade de estabelecer mecanismos de acesso a documentos selecionados.

Para completar o resumo das funções arquivísticas:

Aquisição: todas as formas de entrada dos documentos no conjunto documental da instituição.

Conservação: Preservação: visa proteger os documentos, a fim de que as informações neles contidas sejam protegidas

Difusão: consiste em ações que visam diminuir a distância entre o cidadão e a informação.

Gabarito do Professor: D

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo