A disfagia orofaríngea mecânica é a
A disfagia orofaríngea mecânica é a
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a disfagia orofaríngea mecânica. Para resolvê-la, é necessário compreender o conceito de disfagia e suas causas possíveis, especialmente no contexto de problemas mecânicos, que se referem a alterações físicas ou estruturais que afetam a deglutição.
A alternativa correta é a E: dificuldade secundária pela perda sensorial e(ou) muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal.
Justificativa: A disfagia orofaríngea mecânica ocorre devido a alterações físicas ou estruturais nas áreas orofaríngeas, como perda de função sensorial ou muscular, que afetam o processo normal de deglutição.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Dificuldade de deglutir como resultado de doença neurológica: Esta alternativa descreve uma disfagia de origem neurológica, não mecânica. Doenças neurológicas afetam o controle nervoso dos músculos envolvidos na deglutição, ao invés de alterações estruturais.
B - Disfagia resultante de acidente vascular cerebral (AVC): Embora um AVC possa causar disfagia, sua origem é neurológica, resultante de danos ao cérebro que afetam o controle motor. Isso não se encaixa no conceito de disfagia mecânica.
C - Disfagia resultante de doença de Alzheimer e outras demências: Essas são condições neurológicas que afetam a cognição e o controle motor, mas não são causas de disfagia mecânica.
D - Disfagia resultante de mal de Parkinson e outros distúrbios de movimento ou neurodegenerativa: Assim como nas alternativas anteriores, esta também se refere a causas neurológicas e não mecânicas.
Portanto, a alternativa E é a correta, pois descreve uma dificuldade decorrente de alterações físicas nos músculos e estruturas responsáveis pela deglutição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo