No trecho, “No entanto, os canudos representam somente 4% do...
TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 A 10
Lixo doméstico, problema global
O lixo que produzimos ameaça o meio ambiente e a saúde do planeta. Saiba como se tornar mais sustentável e reduzir a produção de resíduos no dia a dia
Nos últimos 30 anos, a geração de resíduos nas cidades aumentou três vezes mais do que a população urbana. Atualmente, produzimos 1,4 bilhões de toneladas por ano, o que significa que cada um dos sete bilhões de habitantes do planeta é responsável por produzir mais de um quilo de lixo por dia. Isso gera um gasto médio de 25% do orçamento dos municípios com gestão de resíduos sólidos e faz do lixo um dos grandes desafios para a sustentabilidade global.
Segundo dados do Panorama de Resíduos Sólidos 2017 da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), mesmo com todos os esforços de governos e iniciativa privada em 2017, das 214.868 de toneladas/dia de resíduos gerados, 196.050 toneladas não foram coletadas, ou seja, não tiveram o destino correto e provavelmente foram parar na rede pluvial, nos rios e nos mares.
Além de prejudicar inúmeros biomas, o lixo marinho afeta a pesca e o turismo, trazendo prejuízos financeiros, e se estende para além dos territórios dos países produtores, espalhando-se por todos os oceanos. De acordo com a ISWA (International Solid Waste Association), é possível detectar partículas plásticas até em águas praticamente intocadas pelo ser humano. Ilha de Lixo do Pacífico.
Grande parte do lixo nos mares se acumula em forma de ilhas de plástico, depósitos de resíduos que se movimentam em blocos de acordo com as correntes marítimas e acabam “ancorando” em determinadas regiões. O maior desses depósitos de lixo oceânico é conhecido como Ilha de Lixo do Pacífico ou Grande Mancha de Lixo do Pacífico, tem 1,6 milhão de metros quadrados e quase 80 mil toneladas de plástico.
Recentemente, declarou-se guerra ao canudinho plástico, apontado como grande vilão da poluição das águas. De fato, é assustador pensar que 500 milhões de canudos plásticos são utilizados por dia somente nos Estados Unidos considerando que cada um leva até 200 anos para se decompor. No entanto, os canudos representam somente 4% do lixo marinho. O grande volume é de redes e equipamentos de pesca abandonados, que correspondem a 46% dos resíduos plásticos largados no mar. O restante é distribuído em outros itens plásticos, como copos e utensílios descartáveis, brinquedos, sacolas e embalagens.
[...]
Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/falando-de-sustentabilidade/noticia/2019/01/07/lixo-domestico-problema-global.ghtml
No trecho, “No entanto, os canudos representam somente 4% do lixo marinho”, o termo destacado é um:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, é necessário entender o conceito de classes gramaticais. A pergunta foca em identificar a classificação do termo "lixo" na frase.
O tema central da questão é a identificação da classe gramatical do termo "lixo" no contexto dado. Este tipo de questão é comum em provas que avaliam o conhecimento de gramática, exigindo que o aluno reconheça como as palavras se comportam em uma sentença.
Alternativa correta: A - Substantivo.
O termo "lixo" é um substantivo, pois designa um objeto do mundo real, ou seja, um resíduo sólido. Substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, etc. No trecho, "lixo" refere-se a um tipo de resíduo, classificando-se assim como substantivo.
Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B - Adjetivo: Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade ou estado. No entanto, "lixo" não está qualificando nada na frase, mas sim sendo o próprio objeto discutido, portanto, não pode ser um adjetivo.
Alternativa C - Advérbio: Advérbios são palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, indicando circunstâncias como modo, tempo e lugar. "Lixo" não está desempenhando essa função, já que não modifica nenhuma outra palavra na frase.
Alternativa D - Pronome: Pronomes são palavras que substituem ou acompanham um substantivo. "Lixo" não está substituindo nenhuma outra palavra, mas referindo-se diretamente ao próprio conceito de resíduo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No entanto, os canudos representam somente 4% do lixo marinho
Assertiva: A
Substantivo concreto
#PPPB 2025
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo