Sobre o texto e suas condições de leitura, produção e recepç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128442 Pedagogia
Sobre o texto e suas condições de leitura, produção e recepção, analise as assertivas.

I- De forma geral, as condições às quais o produtor de textos precisa atender estão relacionadas aos seguintes aspectos: conteúdo temático, interlocutor visado objetivo a ser atingido, gênero textual, suporte e o tom  a ser dispensado ao texto. Mesmo assim, é preciso destacar que estas condições não são rígidas, pois elas costumam variar bastante nos contextos de produção.

II- As condições de produção compõem o contexto interlocutivo e são acionadas pelos sujeitos, de forma consciente ou inconsciente, no decorrer do processo de elaboração do texto oral ou escrito.

III- O texto é a materialização de uma mensagem, isto é, um fato do discurso: uma passagem falada, escrita ou representada de forma não-verbal que forma um todo significativo, independentemente da sua extensão.

IV- Um texto só se constitui por múltiplos atos de fala, escrita ou representação não-verbal.

De acordo com as características apresentadas, é CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder à questão proposta sobre as condições de leitura, produção e recepção de textos, utilizamos conceitos fundamentais da Linguística Textual. Este campo estuda como os textos são criados, interpretados e como se relacionam com seus contextos de comunicação.

A alternativa correta é a E - I, II e III. Agora, vamos entender o porquê:

I. O primeiro item está correto ao afirmar que o produtor de texto deve considerar diversos aspectos, como conteúdo temático, interlocutor, objetivo, gênero textual, entre outros. Esses elementos são flexíveis e variam conforme o contexto, o que é um ponto importante na produção textual.

II. O segundo item também está correto. As condições de produção fazem parte do contexto interlocutivo, e podem ser ativadas consciente ou inconscientemente durante a criação de textos, tanto orais quanto escritos. Isso reforça a ideia de que a produção textual é um processo social e interativo.

III. O terceiro item está certo ao definir o texto como a materialização de uma mensagem. Ele pode ser verbal ou não-verbal e forma um todo significativo, independentemente de sua extensão. Isso enfatiza que um texto é qualquer manifestação que comunique uma mensagem completa.

IV. O quarto item está incorreto. Ele afirma que um texto só se constitui por múltiplos atos de fala, escrita ou representação não-verbal. Entretanto, um texto pode ser constituído por um único ato que já possua sentido completo.

Por isso, a resposta correta é a alternativa E, pois abrange o que é realmente correto sobre as condições de leitura e produção de textos, conforme discutido nos itens I, II e III.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo